Cuba substitui ministro da economia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O governo cubano anunciou hoje (26/03/2011) a saída do ministro de Economia e Planejamento, Marino Murillo Jorge, que estava no cargo desde 2009. Em seu lugar assumirá o engenheiro Adel Yzquierdo Rodriguez. Murillo passará a ser o responsável pela coordenação da execução de medidas econômicas que estimulam a iniciativa autônoma dos profissionais. As informações são do jornal oficial cubano, Granma.

Rodriguez ocupou cargos de chefia em várias estatais e também no Departamento de Planejamento e Economia. Em comunicado, o governo informou que Murillo, mesmo fora do ministério, será responsável pelas agências da área de Economia e Planejamento.

Pelo comunicado, o governo informou também que Murillo, como coordenador do Comitê de Política Econômica do 6º Congresso do Partido que vai supervisionar a aplicação das medidas adotadas para atualizar o modelo da economia cubana.

No ano passado, o governo cubano autorizou uma série de profissionais a ter seu próprio negócio, como cabeleireiros. A estimativa é que 5 milhões de trabalhadores consigam aderir às novas medidas. Até meados de 2010, apenas 148 mil têm licença para ter o próprio negócio.

As mudanças na economia foram estimuladas pelas dificuldades causadas por 49 anos de embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos. Em todas instâncias internacionais, os representantes do governo cubano se queixam das consequências de quase meio século de restrições.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.