Convênio da Seagri com o Incra e MDA vai dar sustentabilidade a 553 assentamentos na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

“Nós desejamos que todos os 553 assentamentos existentes na Bahia alcancem a sustentabilidade, e que as 35 mil famílias assentadas tenham melhores condições de vida”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao participar da Reunião de Avaliação de 2010 e Planejamento de 2011 das ações de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), que está acontecendo, até sexta-feira, (25/03/2011), no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA. Ele destacou que o convênio firmado entre a Seagri/Ministério de Desenvolvimento Agrário/INCRA, e executado pela EBDA, Coordenação de Desenvolvimento Agrário, CDA, com participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, SEMA, é o mais importante e valioso instrumento para alcançar o objetivos desejados. O secretário Eduardo Salles destacou que os movimentos sociais são parceiros fundamentais na execução desse projeto.

“Estamos desenvolvendo ações que visam ampliar a produção e a segurança alimentar nos 553 assentamentos, disponibilizando tecnologias, proporcionando acesso ao crédito, a organização da produção, a agroecologia e a adequação ambiental das áreas de reforma agrária, visando a melhoria da condição de vida e a geração de renda para as famílias assentadas”, explicou o presidente da EBDA, Emerson Leal. Dentre as atividades de Ates, a empresa ainda elabora e acompanha projetos, levanta demandas e públicos, articula parceiros, capacita agricultores, presta assessoria e coleta documentos.

No ato de abertura do encontro, que além do secretário da Agricultura e do presidente da EBDA, contou com as presenças de lideranças do MST, CETA e Fetag, do coordenador de Ates do INCRA, Cesar Fernandes Schiavon e do superintendente do INCRA na Bahia, Luiz Gugé, técnicos da EBDA e do MDA, apresentaram a metodologia do evento, um balanço inicial de 2010, com ênfase nas ações prioritárias, e os estudos das cadeias produtivas.

Para atender ao convênio foram adquiridos, pela EBDA, 121 veículos e 420 computadores. A Secretaria da Agricultura contratou 420 técnicos de Ates, que estão à disposição da EBDA para execução das atividades de campo, junto aos 553 assentamentos de Reforma Agrária. A meta do convênio é atender, até o final de 2011, a 35 mil famílias, o que envolve 210 mil pessoas.

Divididos em 16 núcleos operacionais, os participantes estão debatendo e apresentando os resultados dos trabalhos realizados em 2010, em cada uma das 20 gerências regionais da EBDA, além de estarem discutindo as atividades executadas na Ates como o Pronaf, seguro agrícola, garantia safra, terra sol, condicionantes ambientais, licenciamento ambiental, manejo e recuperação ambiental, arte, cultura, documentação de trabalhadora rural, situação ocupacional, dentre outras.

“Durante o ano de 2010 capacitamos os técnicos e estruturamos os núcleos para atender as demandas do convênio. Estamos confiantes que conseguiremos realizar as ações programadas”, afirmou a gerente regional da EBDA de Bom Jesus da lapa, Ivani Pereira Santos.

Mais de 200 pessoas participam do encontro, entre elas gerentes regionais, chefes de escritórios e técnicos da EBDA, técnicos do Incra e do MDA; articuladores, representantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]