Líder do governo de Tarcízio Pimenta diz que a bancada de oposição é de qualidade

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Depois de um período de dois anos e dois meses à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, o vereador Maurício Carvalho (PR) retornou à Câmara Municipal para assumir a vaga do agora deputado estadual José de Arimatéia, como líder do governo. Mas apesar do comprometimento em termos de tempo, ele não pretende deixar de lado sua atuação de legislador e já antecipa algumas linhas de trabalho, como a defesa da consolidação das políticas de ação social, em especial para os idosos.

A liderança é uma incumbência de grande responsabilidade. “Falar pelo governo significa estar bem afinado e a par de todos os acontecimentos na esfera do Poder Executivo para que a qualquer momento que chegue uma denúncia ao plenário o líder esteja preparado para fazer a defesa”, define Maurício. Isso demanda tempo para visitas a secretarias, reuniões com secretários e com o próprio prefeito.

A liderança do governo tem outro papel fundamental, que é tentar fazer com que a bancada permaneça coesa e que as arestas sejam discutidas de forma interna para que haja um discurso único de plenário. “Temos uma bancada de oposição que, apesar de ter apenas quatro vereadores, é de qualidade, combativa, aguerrida, dotada de vereadores experientes e que inclusive nesse momento já possui a sua liderança que até então não existia”, afirma o líder.

Manter um bom relacionamento com a oposição é uma marca que Maurício Carvalho não dispensa. “Essa relação deve ser respeitosa, de debate no campo das idéias, nunca no campo pessoal”, defende, lembrando que no primeiro governo de José Ronaldo, quando também assumiu a função, procurou agir “de forma muito transparente, dialogando muito com a bancada de governo e com a oposição”.

Mantendo o equilíbrio

Essa postura do líder, já em 2011, foi decisiva para reverter várias situações, repensadas até pelo próprio bloco da oposição, em virtude do diálogo e da argumentação. “Isso é que nós devemos ter: argumentação. A oposição tem se mostrado bastante madura nesse aspecto. É claro que sempre em determinado momento a discussão descamba um pouco mais para a parte emocional e impulsiva, mas na condição de líder eu procuro manter o equilíbrio”, diz.

Feira de Santana está acima de quaisquer interesses ideológicos ou político-partidários, mas nem sempre é fácil trabalhar essa ideia. “O relacionamento com a bancada governista sempre foi difícil”, afirma Maurício, destacando que a grande quantidade de vereadores geralmente é um elemento complicador, “principalmente quando se aproxima o período eleitoral e a busca do espaço muitas vezes leva o vereador, na ânsia de uma reeleição, a extrapolar”.

Nessa hora, ensina, cabe ao líder ter a capacidade de ouvir todos “com muito critério, equilíbrio e o diálogo”. Outro desafio é acompanhar de perto o andamento da máquina administrativa de uma cidade como Feira de Santana, que é maior do que nove capitais brasileiras, influencia mais de 30 municípios em seu entorno e tem uma população flutuante de mais de 200 mil pessoas. “Não é uma cidade fácil de administrar”, admite o líder governista. Isso significa dizer que o tempo dedicado à liderança compromete o seu trabalho enquanto legislador principalmente na elaboração de proposições, mas ele garante que não deixará de defender algumas bandeiras.

Resultados para a população

A defesa do consumidor é um dos pontos de ação do vereador Maurício Carvalho, que pretende criar a Superintendência de Defesa do Consumidor. Vale lembrar que foi em 1998, durante seu primeiro mandato que a Condecon foi criada. “Foi um momento muito importante e de repente eu tenho a oportunidade de defender e votar em uma estrutura muito mais ampla do que aquela semente que plantamos, rendeu frutos e melhorou muito o atendimento ao consumidor em Feira de Santana”, afirma.

Também há 13 anos foi implantada na Casa da Cidadania a Comissão de Defesa do Consumidor. Foi outra conquista de Maurício Carvalho, que considera a bandeira muito importante, já que o segmento econômico mais forte da cidade é o comércio. Também estão na mira do vereador as questões relativas aos idosos e deficientes físicos, que serão contemplados com a criação da Frente Parlamentar Municipal em Defesa das Políticas Públicas de Assistência Social.

“Será a consolidação das políticas que temos em nível de assistência social”, diz o ex-secretário da área, ao defender um trabalho profissional, sem assistencialismo populista, de forma que a qualidade seja mais importante que a quantidade. “Vamos lutar para que Feira continue tendo o Pró-Jovem Urbano”, anuncia Maurício, referindo-se ao projeto desenvolvido em parceria com o governo federal, que promove a inclusão de jovens.

O líder governista fala ainda do Conselho Anti-Drogas, cuja criação gerou um instrumento para a Secretaria de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos e lembra da luta na Câmara Municipal, em 2002 pela implantação da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes. “Nós vemos que esses órgãos, bem implantados e bem estruturados, trazem resultados práticos para a população”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.