CMFS | A vereadora Eremita Mota de Araújo destaca educação como meta do mandato

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Como educadora, a vereadora Eremita Mota de Araújo (PP) não perde de vista as questões educacionais do município de Feira de Santana, que são objeto de indicações, requerimentos e pronunciamentos na Câmara Municipal. O foco é sempre a melhoria do ensino, a partir da qualificação e valorização do professor. Mas o seu segundo mandato é voltado também para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento do Poder Legislativo.

Uma das metas de Eremita para 2011 é o pleno funcionamento da comissão que dará apoio a pequenas empresas, através da realização de audiências públicas. “Já estou com o projeto pronto”, anuncia a vereadora, que teve a ideia de criar mais uma comissão na Casa da Cidadania depois de participar de um congresso em Salvador que tratava do assunto. “Várias cidades têm empresas que funcionam através do Senai”, informa.

De antemão, a vereadora pede o apoio dos colegas para a proposta e espera que não seja necessário criar polêmica para que o projeto ganhe importância, já que, segundo ela, esse é um costume em Feira de Santana. “O meu trabalho é mais de formiguinha. Não gosto desses debates muito acirrados”, diz, atribuindo a característica ao fato de ser mulher e avaliando que tem feito um bom trabalho, “com muita integridade e lisura”.

Assuntos polêmicos, que geram discussões acirradas, dão mais audiência do que uma sinaleira instalada na porta de uma escola, exemplifica, citando o pedido que fez ao prefeito Tarcízio Pimenta de uma sinaleira para a porta da Escola Obra Promocional na avenida Maria Quitéria. “Já vai ser concretizado, mas a informação fica nos bastidores, porque essa noticia não repercute”, reclama.

Experiência e fidelidade

A cada ano que passa, Eremita diz que aprende mais. Os eventuais erros servem de experiência. “Aquilo que fizemos de errado procuramos não fazer”, ensina, referindo-se ao primeiro mandato, acrescentando que gostaria muito de poder trabalhar mais, o que nem sempre é possível. “Eu vejo que tem muitas discussões paralelas no âmbito do interesse pessoal, mais do que em prol da comunidade, o nos impede de expandir o que queremos”, observa.

As passagens pela Mesa Diretora também contribuíram para o seu crescimento como legisladora, conforme avalia Eremita Mota, que foi secretária duas vezes e na última eleição também seria indicada, mas cedeu espaço para a colega Cíntia Machado (PTN). “Foi uma experiência muito boa, porque pude aprender mais, entender o que é a presidência da Casa, o que a Mesa tem direito e o que não tem”, analisa.

Sobre a relação com a nova Mesa Diretora, Eremita conta que houve alguns entreveros, durante as negociações, mas acabou tudo bem e hoje o relacionamento é absolutamente normal, até porque todos fazem parte da bancada de sustentação ao governo municipal. Até a eleição de 2012 a vereadora deverá mudar de partido, mas garante que é fiel e que a parceria com Tarcízio Pimenta continuará, “a não ser que ele diga que não quer”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108636 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]