Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 14 de março de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Cidade Metropolitana

Para melhor organizar, planejar e executar políticas públicas comuns aos municípios do entorno da segunda maior cidade da Bahia, a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, voltou a ser defendida na Assembleia Legislativa pelo deputado Carlos Geílson (PTN), que  sugere que o governador Jaques Wagner encaminhe ao Legislativo um projeto de lei propondo a medida. Fariam parte deste agrupamento os municípios de Antônio Cardoso, Coração de Maria, Anguera, Santanópolis, Irará, Tanquinho, Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Ipecaetá, Amélia Rodrigues, Serra Preta, Candeal e Riachão do Jacuípe, além da própria Feira de Santana. Geílson explica que a instituição de uma região metropolitana tem por finalidade a administração regional eficiente de uma área com forte relação de interdependência econômica e social. A Constituição Federal de 1988 faculta aos estados instituírem regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões. Já o art. 6º da Constituição do Estado da Bahia estabelece que “o Estado divide-se em municípios, unidades político-administrativas autônomas e para fins administrativos, mediante lei complementar, em regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamento de municípios limítrofes.

Livro

O livro “Abre a Boca Calabar – Ano 2” é o resultado de um concurso realizado em 2010 com crianças, jovens e adultos do bairro Calabar e outras comunidades de Salvador. Proposto por Valdeck Almeida de Jesus e apoiado por Rodrigo Rocha Pita, Coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar e Presidente da ONG Ideologia Calabar, este trabalho é um incentivo à leitura e escrita, como forma de promoção social dos participantes, inclusão literária e registro dos sonhos e ideais de uma parte da população que nem sempre encontra canais para escoar seus sentimentos, expressas suas vozes.Cada texto aqui selecionado passou por uma comissão de professores, pedagogos, funcionários da Biblioteca Comunitária do Calabar, bem como pelo crivo da ONG Avante, que atua na comunidade.

Idosos

Mais acesso dos idosos ao mercado de trabalho é o que garante o projeto de lei nº 125/ 2010, apresentado pelo vereador Angelo Almeida (PT), na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, nesta terça-feira (01). O projeto foi aprovado por unanimidade pela Casa. A matéria cria a obrigatoriedade de reserva de 5% das vagas para contratação de idosos em empresas instaladas no município. “Segundo dados do Censo de 2010, 25% das casas no país são mantidas por idosos, um indicativo do perfil das pessoas na chamada ‘terceira idade’ no Brasil.

Perdeu a gestão

Depois de ter sugerido a criação de um grupo de trabalho na Assembléia para estudar e propor sugestões em relação aos pedágios nas estradas baianas, especialmente a Feira-Salvador, a deputada Graça Pimenta agora volta-se para a Saúde pública. Como membro da Comissão de Saúde, a deputada feirense sugeriu uma visita urgente à cidade de Itabuna, pois esta cidade  perdeu  a ‘gestão plena de saúde’, o que significa uma redução no investimento na saúde pública gerando um desequilíbrio nessa área no Estado da Bahia.

Datas dos colunistas

Estiveram alcançando  nova idade recentemente, os colunistas Cid Daltro e Oydema Ferreira. O primeiro, reuniu amigos mais chegados para um almoço informalissimo e regado ao melhor vinho. Já Oydema, foi festejado por familiares e inúmeros amigos que estiveram em sua residência para abraçá-lo.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3095 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]