Carlos Geilson pede ao governo que crie Região Metropolitana de Feira de Santana. Confira o posicionamento dos deputados estaduais baianos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Carlos Geilson pede ao governo que crie Região Metropolitana de Feira de Santana

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) reiterou hoje que quer que o governo do estado encaminhe à Assembléia Legislativa projeto de lei criando a Região Metropolitana de Feira de Santana, a fim de beneficiar a região com recursos dos governos federal e estadual para RM. “Feira de Santana há muito clama pela criação da Região Metropolitana. É necessário, portanto, que o governo do Estado de sensibilize e que envie esse projeto a esta Casa. Faço um apelo ao líder do governo deputado Zé Neto (PT), que também é representante de Feira de Santana, para que mostra a importância desse projeto, os benefícios que levará à Feira e toda região. O governo precisa agilizar essa proposta”, enfatizou Carlos Geilson.

Na oportunidade, o deputado também parabenizou o governador Jaques Wagner (PT) que hoje comemora mais um aniversário. “Nossas divergências políticas não podem superar a civilidade. Considero o governador um homem democrático, afável e educado e não podemos deixar passar essa data sem que nos manifestemos”, afirmou o parlamentar. Ele também parabenizou o deputado federal João Leão (PP), que assumiu a Casa Civil da prefeitura de Salvador, dando um novo perfil a administração do prefeito João Henrique Carneiro.

Carlos Geilson relata dois projetos

O deputado estadual Calos Geilson (PTN) é o relator dos projetos de lei 19.021/2011 e 19.016/2011ambos de iniciativa do deputado pastor sargento Isidório (PSB), como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O primeiro projeto garante, em caso de urgência médica aos integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e agentes penitenciários, a internação e o tratamento médico em qualquer hospital ou clínica privada, quando se tratar de ferimento ocorrido em decorrência do estrito exercício das funções, bem como nos deslocamentos de casa para o trabalho e vice-versa. Já a outra proposta trata da isenção de ICMS para as compras de motocicletas adquiridas para a finalidade de prestação de serviço de mototáxi, beneficiando milhares de mototaxistas em todo o estado.

Deputados do PTN gravam programa partidário em Brasília

A bancada baiana do PTN gravou o programa nacional do Partido, ontem, em Brasília. Lá estiveram o presidente estadual da legenda, o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da prefeitura de Salvador, João Carlos Bacelar, e os deputados estaduais Luizinho Sobral, Carlos Geilson e Coronel Gilberto Santana. Além da participação no programa, os parlamentares também participaram da inauguração da nova sede do PTN em Brasília.

De acordo com o deputado Carlos Geilson, sua participação no programa foi em defesa da criação de novas Regiões Metropolitanas no país, entre elas a de Feira de Santana. Já o deputado Luizinho Sobral tratou das questões relacionadas a agricultura, irrigação, regularização fundiária entre outras questões relacionadas a terra. Por fim coronel Gilberto Santana mostrou-se preocupado com a questão da segurança pública em todo o país, em especial na Bahia. O programa vai ao ar nos próximos dias.

Além da gravação do programa e da inauguração da sede do PTN, os parlamentares também visitaram lideranças políticas no Congresso Nacional, principalmente da bancada baiana, a fim de apresentarem projetos e conquistarem recursos que beneficiem as regiões de Irecê, Itabuna e Feira de Santana. “Foi uma visita bastante produtiva, onde nossos deputados mostraram que estão com toda vontade de trabalhar em benefício da Bahia e dos baianos”, enfatizou João Carlos Bacelar.

PTN pede mais segurança para Nazaré

Os deputados estaduais Luizinho Sobral, Carlos Geilson e coronel Gilberto Santana, que integram a bancada do PTN na Assembléia Legislativa da Bahia pediram ao governo do Estado que determine a imediata ampliação e qualificação dos Serviços de Segurança Pública no município de Nazaré, no Recôncavo baiano. Os deputados alegam que o município conta com um aparato policial, militar e civil, insuficiente para atender a comunidade local, hoje com 27 mil moradores, além da escassez de equipamentos e a falta de capacitação e qualificação profissionais, situação que coloca em risco a vida dos cidadãos.

No período do Carnaval, a situação ficou mais crítica ainda com o deslocamento de policiais civis e militares para reforçar o efetivo da capital. Segundo os parlamentares, diversas unidades comerciais, residências e munícipes fossem assaltadas. Os moradores locais relatam a ocorrência de invasões, arrastões, saques e agressões a comerciantes e cidadãos durante o período momesco a ponto de nem mesmo o prefeito Milton Almeida Filho ter sido poupado. A casa do prefeito, protegida por grades, equipamento eletrônicos, cercas eletrificadas e seguranças, foi invadida e saqueada.

Os deputados receberam relatos ainda de que a Cesta do Povo foi assaltada e amargou um prejuízo de R$70 mil, prejudicando seu funcionamento e o consequente atendimento à população carente da cidade. “Nazaré e Valença, cidades distantes 44 Km uma da outra, às margens da BA-001, sofrem com constantes assaltos e assassinatos que ocorrem na região. A população está com medo e não tem mais a quem recorrer. Pedem a presença constante da Polícia Militar, com aumento de efetivo, equipamentos e armas em número suficiente para atender a população”, afirmam os parlamentares na indicação.

Comissão de Educação cria Subcomissão para Assuntos da Copa do Mundo, proposta por Luizinho Sobral

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa criou a Subcomissão da Copa do Mundo, proposta pelo deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) no início deste mês. A tendência é de que o colegiado seja presidido pelo deputado Luizinho Sobral. O ato foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo de ontem.

A subcomissão terá função de acompanhar e fiscalizar obras e serviços relacionados ao mundial de futebol de 2014 que terá a capital baiana como uma de suas sedes dos jogos e que, até 2014, receberá inúmeras obras de infraestrutura e requalificação da cidade de Salvador cujos investimentos são originários dos governos federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada.

“O governo do Estado já tem sua secretaria destinada a discutir a Copa do Mundo, a prefeitura de Salvador segue no mesmo caminho, bem como a Câmara de Vereadores de Salvador, mas faltava a Assembléia Legislativa ter uma comissão para debater especificamente questões relacionadas a Copa do Mundo, que terá projetos e investimentos específicos das diversas esferas de poder e que precisariam ser acompanhadas pelos deputados. Afinal, precisamos exercer nossa função constitucional de acompanhar e fiscalizar os atos do Executivo estadual. E como são projetos e investimentos específicos, precisaríamos de uma comissão específica para acompanhar esses trabalhos”, justificou Luizinho Sobral, agradecendo o apoio dos demais integrantes do colegiado para a constituição da subcomissão.

Bruno Reis (PRP) pede para governador esquecer usina nuclear na Bahia

Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Reis (PRP) aproveitou a data de aniversário do governador Jaques Wagner (60 anos) para pedir um presente aos baianos. “Governador, o senhor deveria  abortar a ideia de implantar na Bahia uma usina nuclear.”. De acordo com o deputado,  “milhões de pessoas em todo o mundo têm sido bombardeadas com as imagens dramáticas do Japão depois do terremoto e tsunami e, agora, o terceiro país mais rico do mundo convive com a possibilidade de uma contaminação nuclear, em conseqüência das explosões na usina de Fukushima”.

Há alguns dias, depois de uma viagem à Coreia do Sul, Jaques Wagner admitiu publicamente que está trabalhando para trazer uma usina nuclear para a Bahia. “Governador, sua ideia é muito infeliz. Além das explosões em Fukushima, em pouco mais de um mês (a explosão aconteceu em abril de 1986) o mundo vai lembrar os 25 anos da explosão da usina de Chernobyl, na Ucrânia”, disse Bruno Reis. “A Bahia não pode seguir na contramão da história”, acrescentou o deputado, lembrando que a explosão de Chernobyl provocou a morte de muita gente contaminou milhares de pessoas.

Bruno Reis disse, ainda, que a Constituição da Bahia proíbe a instalação de usina nuclear. “Para colocar a sua ideia em prática, o governador terá de trabalhar para alterar a Constituição. Tenho certeza que os ambientalistas e a sociedade não vão aceitar que isto ocorra.” De acordo com Bruno Reis, o governador Jaques Wagner deveria incentivar a implantação de usinas eólicas e de biomassa no Estado. “Recentemente o governo anunciou a implantação de uma usina eólica em Guanambi, Igaporã e Caetité. Portanto, antes de falar em usina nuclear, o governador deveria pensar na segurança da sociedade e investir na geração de energias alternativas.”

Targino Machado critica aumento ao funcionalismo público

Nesta última segunda-feira, dia 14, foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia o aumento de 5,91% aos funcionários públicos do estado. Insatisfeito com essa decisão, o deputado estadual Targino Machado, líder do Bloco Parlamentar PSC/PTN, que já havia deixado clara sua opinião contrária a essa proposta, comentou a votação.

Segundo Targino, o presidente do partido, o deputado Eliel Santana, já pediu para ele encaminhar o voto contrário em nome do PSC/PTN. “O presidente do meu partido, o deputado Eliel Santana, me pediu para encaminhar, em nome do PSC, o voto contrário. Não ao projeto, mas ao percentual que o governador aplicou para o funcionalismo”, afirmou.

Para o deputado, o povo precisa reivindicar mais para garantir seus direitos. “No Brasil, com muito jeito, com muita astúcia, foi implantada uma outra ditadura, a ditadura do proletariado, mas quero fazer a ressalva que a ditadura do proletariado do bem, diferente de Stalin no século passado. Enquanto o povo estiver achando bom essa hegemonia, é por que está indo ao encontro dos seus interesses. A democracia é um respeito à vontade da maioria. E a vontade da maioria que se manifestou aceitando a instalação dessa ditadura do proletariado no Brasil”, disse.

A proposta da oposição, não aceita pelos governistas, se referia a um aumento de 10% ao funcionalismo. Desse valor, 6% seriam retroativos a janeiro e o restante a partir de julho. De acordo com os oposicionistas, esse aumento tem como justificativa a receita tributária do estado ter apresentado em 2010 um crescimento de mais de 18% em relação ao mesmo período de do ano anterior.

Deputado Targino Machado elogia administração de Governador Mangabeira

Após apresentar uma Moção de Congratulação pelo aniversário dos 48 anos da emancipação política do município de Governador Mangabeira, cidade próxima a Feira de Santana, o deputado estadual Targino Machado, líder do Bloco Parlamentar PSC/PTN na Assembleia Legislativa da Bahia, fez muitos elogios à administração atual da cidade, que é coordenada pela prefeita Domingas Souza da Paixão.

De acordo com o parlamentar, Domingas tem realizado a melhor administração que a população já viu no município. “Governador Mangabeira é um município tem uma prefeita que exerceu e exerce a política de forma singular. Empregada doméstica, afrodescendente, há dois anos derrotou o neto dos seus patrões e está fazendo, quando todos não acreditavam, a melhor administração que o município já viu”, disse.

Ainda segundo Targino, espírito público da prefeita faz a diferença. “Essa Domingas foi perseguida no passado pelos preconceitos de cor, de gênero, social e, ultimamente, políticos. Mas ela tem demonstrado à população que não basta escolaridade. Não é necessária, na vida pública, a escolaridade; é necessário espírito público. Quando o administrador e político tem espírito público e humildade para saber delegar as posições às pessoas certas, as coisas acontecem no município”, afirmou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108690 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]