Café é a melhor pedida para aguentar o Carnaval

Antes, durante e depois da folia, o café substitui com vantagem os energéticos e isotônicos industrializados.
Antes, durante e depois da folia, o café substitui com vantagem os energéticos e isotônicos industrializados.
Antes, durante e depois da folia, o café substitui com vantagem os energéticos e isotônicos industrializados.

Natural, consumido há séculos em todo o mundo, não calórico, e com benefícios comprovados para a saúde humana, especialmente para o cérebro, o café é o energético mais seguro – e gostoso – para o folião que quer encarar com muito pique o carnaval. De acordo com estudos realizados há duas décadas pelo Projeto Café e Coração, que envolve o Instituto do Coração (Incor), Hospital das Clínicas de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP e o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D), da Embrapa, recomendam-se até quatro xícaras da bebida por dia para aumentar a performance do corpo e da mente.

“A planta café é a ideal para um corpo sadio e uma mente sadia, ao contrário das bebidas artificiais, como energéticos, refrigerantes e isotônicos, que não trazem nenhum benefício para a saúde”, diz o Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, médico, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Darcy Roberto Lima (*). Ele ressalta, ainda, que o café não traz dependência física nem desencadeia processos de depressão, graças à sua composição química que, além da cafeína, é rica em potássio, zinco, ferro, magnésio, diversos minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares e polissacarídeos e uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes.

Ressalvando os exageros, que devem ser evitados, o cardiologista baiano Maurício Nunes recomenda o uso do café com grande vantagem em relação aos energéticos industrializados e beberagens manufaturadas do mercado. “O café mantém o estado de alerta, e mesmo quando acontecem arritmias pelo uso excessivo, elas são benignas e facilmente contornáveis”, afirma Maurício Nunes.

Agenda

O quê: 12º Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé

Onde: Hotel Bahia Othon Palace – Salvador

Quando: de 21 a 23 de março

Realização: Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Faeb, Senar, Centro de Comércio de Café da Bahia. Patrocinadores: Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Agricultura (Seagri), Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Ministério da Agricultura (MAPA), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Petrobras.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]