Brasil cresceu muito em 2010 e é a sétima maior economia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No último ano do governo Lula, o Brasil teve o maior crescimento econômico desde o ano de 1986. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 7,5% no ano passado, mostrando que a economia brasileira saiu muito forte e bem da crise internacional.

A presidenta Dilma Rousseff elogiou o desempenho do país e afirmou que, para os próximos anos, espera taxas em torno de 4,5% a 5%, números considerados por ela razoáveis e sustentáveis.

“Os 7,5% acho que devemos saudar. Agora, vamos sempre procurar uma taxa bastante razoável de crescimento, de 4,5% a 5%, que seja sustentável e permanente. Obviamente esperamos que o mundo não crie turbulências ou marolas”, disse, após receber o primeiro-ministro e ministro da Defesa do Timor Leste, Xanana Gusmão.

Para Dilma, a capacidade de crescimento do Brasil se explica pelos investimentos feitos nos últimos, sobretudo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado em 2007. A presidenta também destacou a importância do controle da inflação para garantir o crescimento do país.

“Quando a gente investe se cria condições para que o país se expanda. Estamos fazendo agora uma consolidação fiscal, porque para nós o controle da inflação é umas das questões mais importantes. Não vamos deixar a inflação ficar fora de controle. Com um olho vamos olhar para a estabilidade e com o outro para a ampliação do investimento”.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ressaltou que o número de 2010 coloca o Brasil como a sétima maior economia do mundo.

“Se considerarmos o PIB a preços de paridade e poder de compra, em conta ainda não oficial, a ser feita pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] ou pelo Banco Mundial, atingimos um PIB de R$ 3,6 trilhões, o que nos coloca em sétimo lugar, superando a França e o Reino Unido”, disse, em entrevista coletiva para comentar os números divulgados pelo IBGE.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.