Bolsa Família vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de famílias baianas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em discurso na Câmara Federal, nesta terça-feira (1º/03/2011), o deputado federal Emiliano José (PT-BA) destacou a ida da presidente Dilma Rousseff à Bahia. Primeiramente, Dilma esteve no município de Irecê, onde anunciou o reajuste no programa Bolsa Família. Depois ela esteve em Salvador, na companhia do governador Jaques Wagner e do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, onde anunciou a implantação de um terminal de gás no Estado, que terá investimentos de mais de um bilhão de reais e vai gerar três mil empregos diretos e indiretos.

“O anúncio do reajuste no Bolsa Família vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de famílias baianas. Somente no Território de Identidade de Irecê, que abrange 20 Municípios, são mais de sete mil famílias dependentes do benefício social. Cerca de 99% delas chefiadas por mulheres”, acentuou.

Ainda sobre Irecê, Emiliano disse que a presidenta reforçou o fortalecimento de dois programas de cidadania e geração de renda voltados às trabalhadoras rurais da Bahia, empreendidos pelo Ministério da Agricultura: O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR).

“As iniciativas visam ampliar a regularização profissional das mulheres que trabalham na zona rural, a fim de que elas possam ter acesso aos programas desenvolvidos pelos governos estaduais e federais, por meio da documentação correta. Em Irecê, o PNDTR vai realizar, por dois dias, um mutirão para a emissão de documentos como CPF, RG e certidão de nascimento. A expectativa é atender mil trabalhadoras”.

Segundo Emiliano, a ida e Dilma à Bahia coincide com um fato “muito positivo”: “O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informa que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mergulhou nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE e trouxe à tona uma boa notícia sobre umas das principais políticas do Governo Federal. Com o Bolsa Família, o índice de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos fora da escola reduzem 36%”.

De acordo com o INEP, que comparou dados de públicos com condições semelhantes, beneficiárias e não beneficiárias do Bolsa Família, a taxa de não freqüência à escola baixa de 8,4% para 5,4%. O estudo, baseado na Pnad de 2007, mostra que a taxa de freqüência dos atendidos pelo programa é de 94,6% e dos não beneficiários, 91,6%.

Salvador

De Irecê, a comitiva presidencial seguiu para Salvador, onde Dilma Rousseff participou da cerimônia do anúncio da implantação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TRBA). Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras com as definições das ações que serão tomadas pelas partes envolvidas na implantação do terminal. A obra será iniciada em março do próximo ano, com a previsão de ser concluída em setembro de 2013.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.