Edição 2011 da Bahia Farm Show sediará reunião da Câmara Setorial do Milho e Sorgo do MAPA

Vista aérea da edição 2011 da Bahia Farm Show.
Vista aérea da edição 2011 da Bahia Farm Show.
Vista aérea da edição 2011 da Bahia Farm Show.
Vista aérea da edição 2011 da Bahia Farm Show.

Tem data e hora o encontro entre os representantes dos vários elos da cadeia produtiva do milho e do sorgo no Brasil durante a Bahia Farm Show: será em 1º de junho, das 9h às 12h, no auditório da feira, no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste Baiano (CPTO). Cerca de 20 representantes devem participar da reunião, que é restrita aos membros e convidados.

A reunião durante a feira atendeu ao pleito da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que argumenta a boa oportunidade de ter como cenário do encontro a “feira de tecnologia agrícola e negócios que mais cresce no Brasil”.

Além disso, ao longo dos últimos anos, o Oeste protagonizou, através dos produtores e, mais fortemente nos dois últimos anos, do Governo do Estado da Bahia/ Secretaria da Agricultura (Seagri), uma série de iniciativas para mudança nos mecanismos públicos de comercialização da safra, que ajudaram a minorar problemas crônicos de escoamento do milho do Oeste.

No ultimo dia 1º de março, o diretor executivo da Aiba, Alex Rasia, e o diretor administrativo da entidade, e representante do Oeste na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho e Sorgo (CSCMS) do MAPA, Celestino Zanella, reuniram-se em Brasília, com o presidente da CSCMS, César Borges, e com um dos coordenadores gerais de apoio às Câmaras do Ministério, Manoel Galvão, para acertar os detalhes.

Antes da feira, a CSCMS ainda se reunirá em Brasília, no dia 29 de março, quando os representantes da Aiba farão uma apresentação sobre o Oeste, a Bahia Farm Show e a atuação da entidade, que completou 20 anos no ano passado.

Câmara Estadual 

A Secretaria da Agricultura e a Aiba, esta última responsável pela secretaria executiva da Câmara Setorial dos Grãos do Estado da Bahia, estão definindo o modelo da reunião estadual durante a feira. A princípio, a Câmara baiana, que contempla todos os grãos, será convidada oficial da Câmara do MAPA, que é específica para milho e sorgo.

Entretanto, uma reunião oficial da Câmara estadual também deverá ser realizada. Dentre os tópicos prioritários da Câmara da Secretaria da Agricultura da Bahia, está agroindustrialização regional. No ano passado, foram inauguradas duas indústrias relacionadas à cadeia produtiva dos grãos, a avícola Mauricéia, e a Coringa, de alimentação humana, ambas em Luís Eduardo Magalhães, que, juntas, segundo a Seagri, processarão cerca de 40% da produção anual do Oeste, e outras como a Vitamilho, de Barreiras, estão a caminho.

Agendas estratégicas 

Ainda em 1º de março, em Brasília, os representantes do Oeste, Alex Rasia e Celestino Zanela, participaram no Ministério da Agricultura de uma reunião com o ministro Wagner Rossi e 32 presidentes de todas as Câmaras Técnicas Setoriais, para entrega da Agenda Estratégica dos Setores. Na ocasião, Rossi informou que, entre as prioridades do governo para os próximos anos estão a modernização do Ministério da Agricultura, e a desburocratização de processos. O ministro ressaltou também a importância do trabalho das Câmaras para a formulação de políticas públicas para o setor e se comprometeu a, a partir deste ano, receber seus representantes no gabinete após cada reunião realizada em Brasília. “As câmaras, tanto federais como estaduais, têm sido excelentes canais de comunicação, diminuindo as distâncias entre os setores privado e publico”, avaliou Alex Rasia.

Remanejamento

Para aumentar ainda mais a participação do cerrado baiano nas Câmaras Técnicas Setoriais, a Aiba protocolou a renovação das indicações para as Câmaras do milho e do feijão. No milho, permanecem Antonio Grespan, agora, como titular, e Celestino Zanella, como suplente, e, na Câmara do feijão, Milton Zancanaro e Luis Antonio Bergamaschi, respectivamente, titular e suplente.

Serviço 

Bahia Farm Show

Onde: Luís Eduardo Magalhães –BA

Quando: de 31 de maio a 04 de junho

Reunião da CSCMS

Auditório da Bahia Farm Show/ CPTO

Quando: 9h/12h

www.bahiafarmshow.com.br

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]