Ashton diz que é preciso deixar que os líbios façam sua revolução | Por Deutsche Welle

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Estrasburgo (França), 9 março de 2011 (EFE).- A alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, afirmou nesta quarta-feira no Parlamento Europeu que “é preciso deixar que os líbios façam sua revolução”, sem indicar se a Europa deve intervir militarmente nem se a saída de Muammar Kadafi é imprescindível para haver avanços.

Durante o debate sobre a resposta europeia à rebelião na Líbia e a situação de emergência no norte da África, a chefe da diplomacia europeia destacou que as prioridades da UE são “a assistência humanitária, a evacuação dos europeus e o fim da violência”.
Ashton também se mostrou favorável à “extensão das ajudas” e à “busca por soluções de meio e longo prazo”.

“Se temos que nos fazer uma crítica, é que muitas vezes precisamos de tempo demais para agir”, reconheceu a alta representante.

Segundo Ashton, “é preciso que a Europa dê uma resposta que esteja à altura da revolução”.

Na noite de ontem Ashton se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Transição em Estrasburgo e ouviu os testemunhos de seus próprios colaboradores enviados à região.

A chefe da diplomacia europeia apontou que tanto na Líbia como nas demais revoltas do norte da África o que se pede é “transparência política, trabalho, educação e justiça”.

*Por Deutsche Welle

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.