Argentina, Brasil, Espanha e Portugal reúnem esforços contra tráfico Humano

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Buenos Aires, 2 março de 2011 (EFE).- Os ministros da Justiça da Argentina, Brasil, Espanha e Portugal se reuniram nesta quarta-feira em Buenos Aires para “avançar na análise e em propostas sobre o crime de tráfico” de pessoas.

A informação foi divulgada aos jornalistas antes do encontro entre os representantes pelo ministro anfitrião, Julio Alak, que classificou o delito como uma “nova forma de escravidão deste século” e “um tema preocupante na Argentina pela exploração, fundamentalmente do trabalho, em grandes estabelecimentos agropecuários”.

Esta é a segunda reunião do chamado “Grupo de Santiago”, que em novembro de 2010 fez um acordo na cidade espanhola de Santiago de Compostela para reduzir o tempo de tramitação das extradições mediante um formulário enviado por e-mail.

“Viemos para reafirmar a união deste grupo de ministros da Justiça”, destacou Alak.

O ministro da Justiça espanhol, Francisco Caamaño, explicou que o objetivo da reunião desta quarta-feira é “promover um movimento” para que outros países, sobretudo os da América Latina, “se somem a este esforço”.

O ministro espanhol destacou que os quatro países presentes na reunião têm “uma grande sintonia devido aos laços culturais e históricos”.

Já o titular de Justiça brasileiro, José Eduardo Cardozo, considerou que o acordo sobre extradição foi “um passo muito significativo” na luta contra o crime internacional, que deve ser combatido “por meio de esforços conjuntos”.

*Com informações de Deutsche Welle.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114919 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.