A senadora Lídice da Mata afirma que choque capitalista no esporte brasileiro prejudica os atletas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O esporte brasileiro, principalmente o futebol, está enfrentando um choque capitalista que prejudica a vida profissional e pessoal dos atletas. A afirmação foi feita pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado. Segundo ela, não existe por parte do Estado uma educação adequada de forma a dar as condições necessárias aos atletas para gerir suas carreiras e até mesmo a vida pessoal.

Lídice lembrou que muitos jogadores que se destacam no futebol brasileiro acabam sendo contratados por clubes europeus. Muitas vezes, disse ela, jovens de baixa renda e quase nenhuma escolaridade conseguem um grande êxito pelo lado financeiro, mas não estão preparados para enfrentar outras dificuldades da vida pessoal e profissional.

A senadora citou o caso do goleiro Bruno do Flamengo que tinha uma carreira promissora, um bom salário, mas que se envolveu num crime e agora enfrenta as consequências dessa atitude. “Precisamos ter programas de auxílio aos atletas para que ingressem nas faculdades e possam desenvolver a atividade esportiva junto com o ensino”, afirmou Lídice ressaltando que é preciso criar um estímulo aos jogos universitários como já ocorre em outros países.

Segundo ela, o Brasil precisa se reorganizar na formação de atletas para que o esporte e o ensino caminhem juntos proporcionando aos jovens valores morais e não apenas inclusão financeira.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120470 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.