A deputada estadual do PR, Graça Pimenta, aborda em discurso na ALBA, a luta das mulheres

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O pronunciamento da deputada estadual Graça Pimenta (PR) realizado na Assembleia Legislativa (AL) na tarde desta segunda-feira (14/03/2011) versou sobre a trajetória das mulheres na luta pelos seus direitos. A parlamentar lembrou uma série de eventos históricos que motivaram a criação do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

“Mobilizações sociais e tragédias marcam a luta feminina por um espaço na sociedade tão digno quanto o do homem. Pela grandiosidade de sua força, as mulheres devem ser homenageadas todos os dias, e em especial durante todo o mês de março, o Mês da Mulher”, declarou a deputada Graça Pimenta.

Entre os episódios históricos citados, a parlamentar falou sobre a morte de aproximadamente 130 operárias na cidade norte americana de Nova Iorque em 8 de março de 1857. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica em que trabalhavam e queimadas vivas pelo fato de estarem lutando por melhores condições de trabalho.

A deputada Graça Pimenta ressaltou também a transformação do comportamento da mulher na sociedade ao longo dos tempos. “De ‘rainha do lar’, a mulher passou a ter voz ativa e a se profissionalizar, conquistar direitos, aumentar seu poder aquisitivo, estudar e ter menos filhos”, destacou a parlamentar.

Assuntos como o comércio nacional e internacional de mulheres, o aborto, a posição da mulher no mercado de trabalho e a Lei Maria da Penha fizeram parte do pronunciamento. A parlamentar aproveitou o momento e reivindicou que o poder público desenvolva políticas que garatam os direitos das mulheres. Ainda nesta segunda-feira a deputada Graça Pimenta entregou uma moção a Secretaria Geral da Mesa da AL homenageando as mulheres baianas.

Diário Oficial destaca projeto de Graça Pimenta. Projeto prevê incentivo aos taxistas baianos

A edição do Diário Oficial da Bahia deste final de semana destacou projeto da deputada estadual Graça Pimenta (PR), que dispõe sobre a concessão de incentivos aos motoristas de táxi do Estado que comprovem o domínio de idioma estrangeiro até o dia 10 de dezembro de 2012, em virtude da realização da Copa do Mundo de 2014.

A justificativa apresentada para o projeto, diz respeito às “iniciativas que possam resultar no bom atendimento ao turista, principalmente, no período da Copa do Mundo – Fifa – 2014, devem ser reforçadas positivamente”.

Esse entendimento é da deputada Graça Pimenta (PR), que apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei no 19.045/2011. O artigo primeiro do projeto garante prioridade de parada aos motoristas de táxis que conseguirem comprovar o domínio de um idioma estrangeiro.

A comprovação de conhecimento da língua terá de ser formal, mediante a apresentação de certificado e teste de conversação aplicado pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa).

A prioridade, conforme o projeto, seria de parada em pontos localizados em hotéis, terminais aeroportuários, terminais portuários, estádios, teatros e centros históricos.

“Esta medida potencializará o crescimento qualitativo da categoria dos taxistas. E poderá resultar na atração e retorno de visitantes ao nosso Estado”, afirma Graça. A parlamentar acredita que é imprescindível a participação do poder público municipal na adoção dos incentivos, para a eficácia da proposta. “O município de Feira de Santana já se posicionou favoravelmente a esta iniciativa, reconhecendo o ganho econômico e social previsto neste projeto de lei”, antecipa a deputada, solicitando que os demais deputados incentivem os municípios de suas bases políticas.

O projeto ainda reza que os veículos devem trazer uma identificação, disponibilizada pela Secopa. A fiscalização e aplicação de penalidades cabíveis ficarão a cargo da Agerba – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia, conjuntamente com as prefeituras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112934 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]