Zoológico de Salvador realiza campanha contra poluição marítima

Fachada do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador)
Fachada do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador)

Neste sábado (19/02/2011), o Zoológico de Salvador lança a campanha “Vamos manter nossas praias limpas”. A iniciativa inédita, que conta com o apoio da escola e operadora de mergulho, Dive Bahia, e o Grupo Biota Aquática, busca conscientizar a população sobre os danos que o lixo jogado nas praias causa ao ecossistema marinho e, mobilizar os visitantes do carnaval para manter as praias limpas.

As pessoas no verão, principalmente durante o Carnaval, contribuem para o crescimento da quantidade de lixo descartada nos oceanos. Diante desse contexto, será montado um grande aquário no Zoológico, onde um mergulhador recolherá materiais inorgânicos poluentes, simulando uma atividade de limpeza no fundo mar. Em seguida, o profissional vai esclarecer possíveis dúvidas do público.

De acordo com o coordenador do Zoológico de Salvador, Gerson Norberto, 14 bilhões de toneladas de lixo são acumuladas no oceano por ano. Esse detrito representa uma ameaça à fauna local. “A mobilização é muito importante, pois irá despertar a responsabilidade que cada um deve ter, não só com as praias da cidade, mas com a natureza como um todo”, informa.

Materiais comumente encontrados no fundo do mar, como plásticos e vidros são perigosos, sobretudo, para os mamíferos marinhos e tartarugas. “O Zoológico de Salvador tem papel fundamental na reabilitação de espécies marinhas, muitas vezes encaminhadas pelo Ibama e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Após tratamento específico, esses animais são devolvidos para o mar”, explica Gerson.

As apresentações da campanha “Vamos manter nossas praias limpas” serão realizadas nos dois próximos fins de semana, 19 e 20 de fevereiro e 5 e 6 de março, sempre das 9h às 12h e das 15h às 17h. A participação da sociedade é muito importante.

Animais silvestres são apresentados no do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador).
Animais silvestres são apresentados no do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador).
Animal silvestre é apresentado no do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador).
Animal silvestre é apresentado no do Parque Zoobotânico de Salvador (Zoológico de Salvador).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]