Vitória acachapante | Por Josias Gomes

Josias Gomes
Josias Gomes

A vitória acachapante obtida pelo governo Dilma Roussef, nesta quarta-feira, 16/02/2011, no caso do Salário Mínimo, revela uma unidade politicamente importante para o governo petista. Aliás, uma vitória que, segundo é possível prever, vai se repetir no Senado Federal, em votação que deve acontecer na próxima semana.

O projeto aprovado pelos deputados, pela força de uma base coesa, não apenas inclui o novo valor para o salário mínimo a valer neste ano de 2011, como, mais do que isto, estabelece uma política de valorização do SM entre 2012 e 2015. A previsão é de que em cinco anos haja um ganho real de 30% do mínimo.

Curioso foi observar os descuidados pronunciamentos da oposição, a mesma que já esteve por oito anos no governo, e que, ao deixar o poder, o Salário Mínimo estava em menos de U$S 100. Agora, com o valor de R$545,00, o SM chegar à marca de U$S 320,00. Segundo a proposta aprovada, o mínimo em 2012 estará acima dos R$600,00.

Toda esta política estava para ser derrubada caso os representantes do DEM e do PSDB, que nunca tiveram qualquer vinculação com as lutas dos trabalhadores, houvessem vencido a disputa contra os aliados do governo petista de Dilma Roussef. Lamentável que alguns desavisados sindicalistas tenham embarcado no escorregadio discurso oposicionista.

Agora, é possível vislumbrar mais claramente, no rumo dos próximos anos, que o Salário Mínimo terá uma política de ganhos reais, de caráter histórico. Aliás, foi exatamente isto o que aconteceu nos últimos oito anos, do governo Lula, onde os compromissos com a classe trabalhadora ultrapassou os limites da retórica para a prática efetiva.

Toda essa prática, portanto, está tendo continuidade no governo Dilma Roussef, de grande significado para o futuro do país. Um futuro que está sendo construído pelo PT, e seus aliados, resgatando, no exercício do poder, o compromisso estabelecido pelos fundadores do partido há pouco mais de 30 anos. Afinal de contas, à frente é que se anda.

*Por Josias Gomes

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108791 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]