Universitários venezuelanos encerram greve de fome e obtêm garantias para libertação de presos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Estudantes de dez estados da Venezuela encerram ontem (22/02/2011) uma greve de fome que durava 23 dias. Os universitários acamparam em frente à sede da Organização dos Estados Americanos (OEA) e de várias embaixadas, inclusive a do Brasil.

Eles reivindicavam a libertação de presos políticos. Segundo o líder do grupo, Lorent Saleh, o governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comprometeu-se a libertar sete presos políticos.

Saleh afirmou que os manifestantes chegaram a um acordo com o ministro do Interior e Justiça da Venezuela, Tarek El Aissami, para a concessão de liberdade a sete presos políticos – Sílvio Mérida Ortiz, Felipe Rodríguez, Otto Gebauer, Arube Pérez, Marco Hurtado, Biagio Pilieri e Freddy Curupe.

O líder do movimento informou, porém, que os manifestantes permanecerão em vigília nacional. Amanhã (24/02) está programada uma reunião dos estudantes com integrantes do governo, advogados e parentes dos presos políticos.

Na sexta-feira (25/02), há a previsão de que os parentes dos presos façam uma visita à penitenciária de La Planta. Os presos já julgados vão ser transferidos para instalações mais apropriadas, de acordo com Saleh.

Segundo o líder dos manifestantes, o governo Chávez se comprometeu a prestar cuidados médicos a outros presos políticos que apresentam problemas de saúde. Os estudantes apelaram ainda à OEA para que insista com Chávez em obter autorização para que uma comissão de especialistas visite a Venezuela e verifique a situação dos direitos humanos no país.

*Com informações da Agência Lusa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.