União Europeia condena violência no Egito e agressões a jornalistas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Brasília – Reunidos hoje (04/02/2011) em Bruxelas, o Conselho da União Europeia – que representa 27 países – defenderam o direito de a imprensa trabalhar livremente no Egito e condenaram a violência no país. Também apelaram para a efetivação de um processo de transição. Há 11 dias, manifestantes protestam contra a permanência do presidente egípcio, Hosni Mubarak. No poder há três décadas, Mubarak avisou que não vai se candidatar à reeleição, mas que pretender ficar no cargo até empossar o sucessor.

 “O Conselho Europeu condena veementemente a violência e aqueles que que utilizam e encorajam a violência [no Egito]”, diz a nota. Em seguida, o comunicado acrescenta que: “[o Conselho Europeu] avalia que qualquer tentativa de restringir a livre circulação das informações é inaceitável, assim como a agressão e as intimidações a jornalistas”.
Para os europeus, é fundamental que o governo egípcio dê provas de contenção da violência e esforços para evitar o agravamento da crise. “[Apelamos às partes para] darem provas de contenção e a evitarem mais atos de violência e a darem rapidamente início a uma transição ordeira”, diz o comunicado.
Também em nota, a União Europeia se diz “determinada a dar todo seu apoio” aos processos de transição democrática, o pluralismo político e oportunidades de prosperidade econômica e de inclusão social, além de um esforço para estabilidade regional.
A alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, disse que será elaborado um pacote de medidas que visam apoiar os processos de transição e transformação no Egito. Mas não detalhou como serão essas propostas.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]