UEFS capacita servidores para coleta seletiva de lixo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e trabalhadores de empresas terceirizadas, que atuam diretamente com resíduos, estão sendo capacitados para a coleta seletiva do lixo produzido no campus visando o manejo e a separação adequada. A iniciativa da Equipe de Estudo e Educação Ambiental (EEA/Uefs) abrange promoção de oficinas de papel reciclado artesanal e o diagnóstico do trabalho realizado com as coletas.

As atividades integram o Projeto de Gestão e Saneamento Ambiental – Resíduos Sólidos e Educação Ambiental de Coleta Seletiva no Campus da Uefs. Segundo a coordenadora, professora Áurea Chateaubriand, o perfil do campus universitário, por onde transitam diariamente cerca de dez mil pessoas, exige trabalho permanente e uniforme perante as pessoas que atuam rotineiramente com a limpeza.

Além do diagnóstico do trabalho realizado com as coletas, a capacitação tem como etapas o planejamento das ações de melhorias identificadas com os funcionários, o monitoramento do desempenho e a avaliação das atividades voltadas para os trabalhadores da área de limpeza.

A capacitação começou no dia 10 de janeiro e prossegue até o final do mês. O agente de limpeza João Ancilócio Peixoto é um dos alunos. Ele diz que tem aprendido mais sobre a importância do cuidado em relação ao lixo e ao meio ambiente. “Eu não tinha noção sobre o quanto o chorume, líquido resultante do lixo, contamina o solo”. João garante que a partir de agora vai se empenhar na separação do lixo no campus da Uefs.

Para a agente de limpeza Valdirene de Jesus Santos, “é importante que toda a comunidade da Uefs contribua para a destinação correta do lixo e a separação do mesmo”.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141150 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário