Confira a coluna de Antonio José Larangeira de 18 de fevereiro de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Tati na Feijoada

O consagrado artista plástico Tati Moreno foi convidado por este colunista e aceitou vir à 19ª.Feijoada do Larangeira que vai ser realizada dia 16 de abril próximo, na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso,  nesta cidade. Ele virá acompanhado de sua esposa Gisele e mais seus amigos Gabriele Arena e Telma.

Carnaval de Maragogipe

O Ilê das Máscaras é um retrato do carnaval de Maragojipe, festa do Recôncavo reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia. Dividido em duas partes, o documentário mostra o lado do colorido das máscaras e caretas, mas também a história e a tradição que existem na festa. Personagens e casos curiosos são apresentados para narrar fatos que vão além da alegria dos foliões, como a luta contra opressão, a comemoração do fim de guerras e a irreverência como instrumento de contestação. O documentário foi produzido pela Casa do Verso com  direção e roteiro de Antonio Pastori, que conhece em detalhes o povo de Maragojipe e suas festas.  O filme traz depoimentos de Rosa Vieira de Mello, Edil Pacheco, Jorge Ramos e Benedito Souza e cidadãos maragojipanos responsáveis pela beleza única da festa. É também a oportunidade de ver dois importantes personagem que falecidos em 2010: o músico Didi da Baiana e o historiador Ronaldo Souza. O Carnaval de Maragojipe, tombado como Patrimônio Imaterial do Estado, foi premiado também como destaque na produção cultural da Bahia em 2010. Um dos aspectos curiosos do documentário é a “aparição” das Almas Maragojipanas. O folguedo é inspirado em lendas medievais e reproduz as primeiras brincadeiras praticadas pelo povo brasileiro na época que antecedia a Semana Santa nos tempos coloniais. No Ilê das Máscaras mostra pela primeira vez na televisão brasileira esta manifestação cultural.

O senador João Durval (PDT-BA) reuniu-se na quarta-feira em Brasília com o Diretor Executivo da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana – RITLA -, Zuhair Warwar, em busca de ajuda internacional para a instalação de uma Zona de Processamento de Exportações – ZPE – em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. A entidade internacional desenvolve projetos na área de ciência e tecnologia, além de buscar recursos e parceiros internacionais para a implantação de seus projetos. No encontro inicial o professor Zuhair Warwar apresentou o trabalho da RITLA ao senador baiano que por sua vez descreveu as dificuldades da região sisaleira. Também demonstrou o interesse em agregar valor ao sisal, com geração de emprego e renda e de buscar ajuda para o desenvolvimento da região do semi-árido do Estado.Em seguida foi criado um grupo de trabalho que fará levantamento das necessidades da região. Esse grupo deverá apresentar projetos alternativos, além de fazer esforços para a implantação da ZPE, cujo projeto já foi aprovado pelo Senado e tramita neste momento na Câmara dos Deputados.

Formatura

A Faculdade Anisio Teixeira acaba de formar a primeira turma com 104 novos Bacharéis em Direito, evento ocorrido, sábado (5), no Espaço Olimpo.  A turma, que se intitulou Profª Msc. Tatiane Brito Teixeira, teve como paraninfo o juiz Humberto Nogueira, do Juizado Especial Criminal de Feira de Santana, e como patronesse, a advogada e professora Beatriz Lisboa Pereira.

Oficina

A coordenação de Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte  recebeu, até esta sexta-feira (11), propostas de trabalho para as oficinas de teatro infantil e adolescente. Os interessados enviaram currículo e projeto de oficina de teatro para criança e adolescente, constando a disponibilidade para as aulas.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3004 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]