Suíça anuncia congelamento de bens de Baby Doc

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Brasília – O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça anunciou hoje (01/02/2011) o congelamento dos bens do ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc. A decisão vale a partir desta terça-feira. O objetivo, segundo as autoridades suíças, é restituir aos países de origem os bens adquiridos de forma ilícita.

Pela decisão, as autoridades suíças podem confiscar os bens de ex-presidentes apontados como ditadores, mesmo que não seja possível obter uma colaboração judicial com o Estado atingido pelas transações.

A lei se tornou conhecida como Lex Duvalier devido à longa batalha judicial relacionada à restituição ao povo haitiano de cerca de US$ 5,7 milhões de dólares depositados em contas suíças pela família do ex-presidente do Haiti.

Os efeitos da lei se estendem ainda ao ex-presidente da Tunísia Ben Ali, que deixou o governo no último mês, depois de pressão popular. Ele, assessores e parentes são acusados de corrupção, desvio de verba pública e abuso de poder.

De acordo com estimativas do atual governo do Haiti, Baby Doc, que sucedeu o pai, François Duvalier, – conhecido como Papa Doc – desviou mais de 80 milhões de euros. Nos últimos 25 anos, o ex-presidente se exilou na França. No final de janeiro, ele retornou ao Haiti mostrando-se interessado em ocupar espaço no cenário político.

*Com informações da Agência Lusa

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]