Secretaria Municipal de Saúde de Feira atende pacientes com câncer em Itabuna. Leia estas e outras notícias da PMFS

Tratamento contra o câncer com apoio total.
Tratamento contra o câncer com apoio total.
Tratamento contra o câncer com apoio total.
Tratamento contra o câncer com apoio total.

Tratamento contra o câncer com apoio total 

Os 15 pacientes com câncer que estão realizando tratamento de radioterapia na cidade de Itabuna estão recebendo atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da SMS, Antônia Del Carmen Rivas, setor responsável pela viabilidade do tratamento através da organização da viagem e hospedagem dos pacientes em Itabuna, tem contato diário com os cidadãos, os seus acompanhantes e as equipes envolvidas na ação.
“Seja através de emails ou telefonemas, tenho contato constante com os médicos, assistentes sociais, pacientes, acompanhantes, enfim, com todos que estão envolvidos nesta iniciativa para sabermos como os nossos cidadãos estão sendo atendidos. Nós do TFD que fomos a Itabuna para escolhermos o local de hospedagem e já fomos também quando os pacientes estavam hospedados e vimos que eles são sem muito bem recebidos e bem tratados lá”, revela Rivas.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, o contato constante permite até uma melhor recuperação. “É muito importante que estes pacientes recebam toda a atenção que temos oferecido, pois isso, sem dúvida, os deixa mais seguros para enfrentarem a viagem e a radioterapia. E essa segurança pode influir para que o tratamento tenha um melhor resultado”, destaca.
A diretora de gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, salienta o motivo de os pacientes estarem sendo enviados para Itabuna. “O serviço era realizado em Feira de Santana por um prestador do Sistema Único de Saúde (SUS). A máquina utilizada na radioterapia apresentou problemas e o prestador optou pela descontinuidade do serviço. Para que os pacientes não fossem prejudicados, firmamos um contrato com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Itabuna, local que foi indicado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por conta da disponibilidade de vagas”, salienta.
A equipe da Unacon é multidisciplinar, formada por profissionais que cuidam do aspecto psicológico dos pacientes e por médicos capacitados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde.
O contentamento com a atenção que estão recebendo está expresso na declaração da paciente Gildete Gonçalves, 44 anos. “Pude trazer o meu esposo para me acompanhar. Nós e as demais pessoas estamos sendo bem tratadas tanto no hospital quanto no local de hospedagem. Aqui temos também momentos de lazer. Já conhecemos alguns pontos da cidade”, declara.
Segundo Rivas, coordenadora do TFD, “como a Unacon fica distante da casa de apoio, a SMS está pagando também um transporte particular para levar os pacientes do local de hospedagem até o de tratamento. Eles estão recebendo também alimentação tanto durante a viagem quanto onde estão hospedados”. Este é o quinto grupo que a SMS envia para Itabuna. A previsão de retorno destes pacientes para Feira de Santana está marcada para o dia 23 de fevereiro. Tanto na viagem de ida quanto na de volta, realizada num ônibus contratado pela SMS, uma técnica de enfermagem acompanha os pacientes. A soma de cidadãos beneficiados pelo serviço chega a um total de 63 pessoas, sendo que cada um deles tem direito a levar um acompanhante.
Conforme a diretora de gestão da Rede Própria, “a Secretaria solicitou a doação da máquina ao Inca, o órgão vai doar o aparelho ao estado e o mesmo vai disponibilizar o equipamento ao município. A utilização da máquina vai ser gerida pela SMS”.
Casas de Farinha em dois povoados
 
Investimentos do Governo Municipal na zona rural 
As comunidades de Campestre e Rosário, no distrito de Humildes, passam a contar com os recursos modernos de duas Casas de Farinha elétrica para agregarem valor à produção de mandioca. Os equipamentos estão sendo construídos pelo Governo Municipal e devem atender a dezenas de pequenos produtores rurais que vivem da agricultura familiar.
As estruturas físicas das Casas de Farinha estão em fase de conclusão, em locais de fácil acesso para os moradores das comunidades. Agora deverão ser investidos cerca de R$ 60 mil na aquisição de equipamentos para mecanização do beneficiamento da mandioca.
O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, ressalta que os equipamentos para mecanização das Casas de Farinha deverão ser adquiridos através de convênio com as associações comunitárias das duas localidades.
Para mecanização dos equipamentos serão adquiridos fornos elétricos, prensa, ralador, limpador, peneira, desintegrador e balanças. “Também estamos em processo de instalação dos poços artesianos para atenderem às comunidades produtivas dos dois distritos”, destacou Ozeny Moraes.
Com a introdução da mecanização no beneficiamento da mandioca, os pequenos produtores rurais passarão a produzir farinha de qualidade e também beiju. Os equipamentos ainda possibilitam a produção de outros derivados da raiz. “Cada equipamento possui capacidade de beneficiar até 300 sacas de farinha por dia”, observa Ozeny Moraes.
Procon registra cerca de 2 mil queixas
 
Embasa lidera ranking das empresas mais reclamadas 
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) registrou, apenas no mês de janeiro deste ano, 1.890 queixas e instaurou 327 processos. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) continua liderando o ranking de reclamações, com 171 queixas.
A empresa de telefonia Oi ocupa o segundo lugar no ranking com 84 queixas, seguida das empresas Itaucard (72 queixas), Embratel (61 queixas), Credicard (52 queixas), Claro (47 queixas), Samsung (47 queixas), Ibicard (46 queixas), Coelba (45 queixas) e G. Barbosa (44 queixas).
O coordenador do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, afirma que, ao receber a queixa, o órgão entra em contato com a empresa para tentar resolver o problema administrativamente.
“Na maioria das vezes conseguimos resolver o problema, mas quando não há acordo, o Procon abre um processo, tenta a conciliação entre consumidor e empresa e esta tem a oportunidade de se defender”, explica.
O coordenador acrescenta que em casos de empresas com maiores números de reclamações, o órgão pode mover ações coletivas, a exemplo da que foi recentemente movida contra a Oi. “Mas, para isso, é preciso que a população informe e faça denúncias”, frisa.
Queixas contra fornecedores de bens e serviços podem ser registradas nas unidades do órgão instaladas na avenida Maria Quitéria, 2.441, e no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, Centro. Mais informações pelo telefone (75) 3603 8457.
Vagas disponíveis no Cicaf
 
40 vaga para o Curso Básico Integrado 
Os jovens com idade entre 14 e 18 anos que desejam participar de curso básico integrado oferecido pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) tem até esta sexta-feira (11/02/2011) para realizar suas inscrições. Das 240 vagas oferecidas, restam 40 para o turno matutino.
“A demanda para os outros cursos oferecidos pela unidade – inglês, recepcionista e telefonista – foi tão grande que há lista de espera para a próxima turma, com início previsto para o dia 25 de maio. Cerca de 122 pessoas aguardam vaga para o curso de inglês e 64 para o de recepcionista e telefonista”, ressalta a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves.
As inscrições podem ser feitas das 7 às 13 horas na sede do Cicaf, situado na rua Manoel Matias, s/n, bairro Tanque da Nação. Os interessados devem apresentar xerox do RG, CPF e comprovante de residência. Ao todo, o Cicaf disponibilizou 600 vagas nos três cursos.
A aula inaugural para o ano letivo 2011 acontece no dia 14 de fevereiro, às 8 horas, no Centro de Cultura Maestro Miro e os certificados serão entregues no dia 20 de maio. Mais informações pelo telefone (75) 3614 8875.
 
Verão no Parque com vasta programação
 
Vasta opção de lazer para os visitantes 
A 3ª edição do projeto Verão no Parque oferece uma vasta opção de lazer para os visitantes de todas as idades no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. A cada domingo, durante todo mês de fevereiro, um reforço na programação garante diversão para crianças, jovens e adultos.
As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Seman). Além das opções de lazer tradicionais, outras de cunho educativo integram as pessoas ao meio ambiente, despertando a necessidade de preservá-lo.
Durante o dia, a equipe de educação ambiental da Seman promove oficinas, teatro e outras atividades voltadas para o meio ambiente. Esta semana o enfoque para a peça “A Floresta da Mariquita”, voltada para o público infantil, mostrando a importância de cuidar do meio ambiente e de respeito aos mais velhos, através de conselhos.
Na programação ainda constam caminhadas ecológicas pelas trilhas no parque, em meio a mais de 1.500 árvores plantadas, proporcionando um sombreamento agradável em pleno verão. No local ainda à disposição espaços para piquenique e passeios de pedalinho pelo lago, que possui uma lâmina d’água de mais de 500 metros quadrados.
A programação foi aberta no dia 6 deste mês e prossegue nos dias 12, 20 e 27, pela manhã e pela tarde. “O passeio de pedalinho tem sido uma das atrações mais procuradas pelos visitantes do Parque da Cidade aos domingos, em função da diversão garantida e da sensação térmica agradável mesmo em pleno verão”, observou o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108887 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]