
“Os produtos da Coopercuc – Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – estarão à disposição dos chefes de cozinha chineses, durante a Semana Gastronômica da Bahia na China, no mês de abril deste ano”, declarou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, em reunião nesta sexta-feira, (04/02/2011), com representantes da cooperativa e a Secretaria Estadual da Infraestrutura, (Seinfra). No encontro, outras questões foram tratadas, como eletrificação de pequenas unidades de beneficiamento no município de Uauá, apoio ao Festival do Umbu e o resgate da cultura da mandioca na região, incluindo a diversificação da produção e a implantação do processo de sanidade da produção de origem animal.
Salles destacou que os produtos da cooperativa são conhecidos nacional e internacionalmente. “As geléias e compotas de umbu orgânico são legítimos produtos da agricultura familiar e já possuem aprovação no mercado”, disse o secretário, ao fazer referência ao potencial da China em importar esses e outros produtos da agricultura familiar da Bahia.
Participaram do encontro o superintendente da Seinfra, Silvano Ragno, que ouviu as necessidades dos representantes da Coopercuc, principalmente no que se refere ao fornecimento da energia elétrica na região para favorecer o aumento da produção dos produtos, juntamente com o presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes – Bahia), Urbano Carvalho, e os respectivos superintendentes de Agricultura Familiar, Wilson Dias, e de Política do Agronegócio, Jairo Vaz.