Sábado tem Copa Verão de Kart em Lauro de Freitas

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A temporada 2011 do automobilismo da Bahia começa neste sábado (05/02/2011), às 8h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas. Na largada, a tradicional Copa Verão de Kart, evento que abre o calendário do kartismo na Bahia. Com o fim do clima tenso fora da pista, já que a Prefeitura de Lauro de Freitas garantiu que em breve o automobilismo da Bahia terá um novo kartódromo, os pilotos prometem uma prova de tirar o fôlego.

A Copa Verão contará com a participação de todas as categorias do Campeonato Baiano de Kart. Apesar de abrir a temporada 2011 do kart na Bahia, ela não valerá pontos para o baiano de kart. O evento será uma manifestação de força do esporte. Serão realizados sorteios de brindes, além de diversas atrações para o público presente.

De acordo com o presidente da Associação Bahiana de Karts (ABK), Vicente Iniesta, nada menos que 60 pilotos devem marcar presença nesta edição do torneio. “Este grid cheio só comprova a ascensão do esporte na Bahia”. “O Baiano de Kart é disputado ininterruptamente desde 1991 e o Kartódromo é utilizado para treinos e aluguel, de kart de terça a domingo”, lembra o piloto e diretor da ABK, Euvaldo Luz.

Os pilotos serão distribuídos em sete categorias: A Mirim, para pilotos de 6 a 8 anos; a Cadete, de 8 a 10; a Sport 400 Jr, para novatos ou com pouca experiência; e a Sport 400, que possui um maior volume de competidores, ambas com motor Honda refrigerado a ar. Participam, ainda, a Júnior Menor 125cc, antiga Light 400, que utilizará motor refrigerado a água e regulamento da CBA; a Sênior 125cc, voltada para pilotos com idade acima de 25 anos, e a Super Kart 125cc, que agrega os pilotos a partir de 14 anos e com regulamento nacional.

No próximo sábado (05/02), a partir das 8h, acontecem os treinos livres. Às 11, haverá uma pausa nos treinos para a solenidade de entrega do troféu Luiz Razia aos Campeões e Vices de todas as categorias da temporada 2010. O evento contará com a participação de todos os clubes de automobilismo da Bahia e autoridades.

A partir das 13h, começam as tomadas de tempo para o grid. As primeiras baterias largam às 14h e o horário previsto para a premiação é às 15h30. O melhor é que toda a emoção é por conta da casa, já que a entrada é franca.

Histórico – O Kartódromo Municipal de Lauro de Freitas recebeu o nome de Ayrton Senna após a morte do piloto, através de uma iniciativa da Câmara de Vereadores da cidade. “Ele é o único no estado apto a receber competições nacionais e internacionais, um dos três únicos do Nordeste homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)”, conta o piloto e diretor da ABK, Euvaldo Luz.

Segundo o diretor da ABK, o Campeonato Brasileiro de Kart (92, 96, 2001 e 2007) e recentemente a Copa Brasil de Karts (2009) trouxeram nomes que figuram no automobilismo mundial, como: Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, Nelsinho Piquet, Sergio Jimenez, André Nicastro, Nilton Junior, Patrick Gonçalves, Diego Freitas, entre outros.

A Bahia conta hoje com 12 clubes de automobilismo: Associação Bahiana de Karts (ABK); Associação Conquistense de Kart (ACK); Clube de Arrancada da Bahia (CARB); Clube de Automobilismo da Bahia (CAB); Automóvel Clube do Oeste Baiano (AUCOB); Clube de Automobilismo de Camaçari (CAC); Free Road Clube; Bahia Off Road Clube; Terrible’s 4X4; Automóvel Clube da Mulher; TBD Toyers do Brasil.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]