Que figura | Por Juarez Duarte Bonfim

Charge de Luis Inacio Lula da Silva (Lula).
Charge de Luis Inacio Lula da Silva (Lula).
Charge de Luis Inacio Lula da Silva (Lula).
Charge de Luis Inacio Lula da Silva (Lula).

Lula continua a alimentar o folclore político brasileiro, na boa tradição das inúmeras “figuras” da república. A diferença com outras “figuras” republicanas é que o Lula é bizarro todo o tempo, não tem noção de limite

Bom ou mau governante? O maior de todos ou o pior de todos? Nada disso. O ex-presidente Lula não se encaixa nessas apressadas e tendenciosas avaliações. O que o cara é, de fato, é “uma figura”.

Este termo, “fulano é uma figura”, geralmente é usado para designar alguém de comportamento extravagante. Como o é o ex-mandatário.

E Lula continua a alimentar o folclore político brasileiro, na boa tradição das inúmeras “figuras” da república.

Como esquecer, por exemplo, de Jânio Quadros? Leonel Brizola? Ademar de Barros? Ou Odorico Paraguaçu – perdoem a menção, é que no Brasil ficção se mistura a realidade.

A diferença com outras “figuras” republicanas é que o Lula é bizarro todo o tempo, não tem noção de limite.

Que figura!

Vejam a última:

PAINEL (Folha de São Paulo, 13 de fevereiro de 2011)

Muito estranho

Recebido por Dilma no Palácio da Alvorada para jantar na quarta-feira, Lula trocou impressões com a sucessora sobre as residências presidenciais – ambos declararam preferir a Granja do Torto – e aproveitou para contar que sua mudança chegou a São Bernardo depois de várias semanas e um tanto bagunçada.

-Veio até terno que não é meu!

E, fazendo cara de desconfiado, completou:

-Eu falei pra Marisa: só falta ser do Ricardão…

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]