Presidente da OAB-RJ diz que corrupção na polícia torna inútil política séria de segurança

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Rio de Janeiro – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio, Wadih Damous, disse hoje (14/02/2011), em nota, que “a corrupção na polícia é um cancro que torna inútil qualquer política séria e efetiva de segurança pública”. Ele comentou assim as prisões de policiais do Rio acusados de corrupção e de manter ligações com traficantes de drogas.

Na avaliação do presidente da OAB-RJ, a corrupção nas polícias Civil e Militar é um problema antigo no Rio e nunca se percebeu vontade política de combatê-la. A entidade vê, no entanto, com bons olhos a Operação Guilhotina, deflagrada na última sexta-feira (11/02) pela Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública.

“Devemos aplaudi-la, mas obviamente não podemos deixar de ressaltar que a operação não pode prescindir dos elementos de legalidade e nem deixar de assegurar aos acusados amplo e efetivo direito de defesa”, afirmou Damous. Ele espera que a Operação Guilhotina “livre a população dos maus policiais e reduza a corrupção policial a níveis insignificantes”.

Segundo o presidente da OAB-RJ, a operação complementa a política de pacificação e uma nova visão que passa a prevalecer na segurança pública, de combate mais inteligente ao tráfico e às milícias. Damous lembrou que, anteriormente, as ações levavam à morte de muitos inocentes e de policiais. “Agora, com as UPPs [unidades de Polícia Pacificadora] e os investimentos sociais nas favelas, vê-se uma política inteligente e cidadã de segurança pública”.

*Com informações da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]