
Auxílio funeral para famílias carentes
Todas as famílias com renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, equivalente a R$ 127.50, podem dispor do Serviço de Apoio Funeral, ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com a garantia do Sistema Único de Saúde (SUS).
O auxílio atende às despesas com urna funerária, velório, transporte para a família até o local do sepultamento, translado do corpo e apoio no Departamento de Polícia Técnica (DPT) para providenciar as guias necessárias.
Em 2010, 459 famílias foram beneficiadas com o serviço, sendo sepultados 204 adultos, 160 recém-nascidos, 29 crianças e 66 natimortos (feto que morreu dentro do útero ou durante o parto). Em 2009, 422 famílias também tiveram direito ao auxílio, segundo o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, Adilson Guimarães.
“Este benefício eventual é prestado aos cidadãos e às famílias em virtude de morte e funciona muito bem”, salienta Guimarães. O serviço é executado por veículo tipo Kombi, placa JRC 1084, coordenado por um servidor efetivo do Município.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, reforça a manutenção do serviço para as famílias carentes. “Os nossos servidores têm ofertado o máximo de atenção às famílias que buscam o auxílio funeral”, disse a secretária.
Esta prestação de serviço funciona com plantão 24 horas por dia, ininterruptamente. As famílias interessadas em solicitar o auxílio podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na avenida Getúlio Vargas, 3.417, Santa Mônica, ou manter contato pelo telefone (75) 3221-3439 de segunda a sexta-feira, e (75) 9955-4150 a qualquer horário. O serviço também oferece atendimento com assistente social e advogado.
Embasa promete solucionar queixas
A Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa) vai criar um setor exclusivo para atender a demanda da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon). A ação foi definida durante reunião entre representantes dos dois órgãos, na manhã desta quarta-feira (16/02/2011), e tem por objetivo solucionar as queixas e evitar a abertura de processos.
Segundo José Ubiratã, superintendente Regional Norte da Embasa, um preposto da empresa terá contato direto com o Procon, onde será feito um levantamento das reclamações e, a partir disso, adotadas medidas para solunicinar os eventuais problemas. Dentre as medidas já discutidas, o envio de um técnico e assistente social à residência do cliente para identificar o problema e propor um acordo.
O coordenador do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, informou que o maior número de queixas é referente ao aumento exagerado nas contas de água de um mês para outro. Ele também destacou a importância de a empresa acompanhar essas questões e oferecer maiores esclarecimentos aos consumidores.
Também ficou definido, durante a reunião, que será promovido um seminário em conjunto entre o Procon e a Embasa, para que o primeiro exponha os direitos do consumidor e a segunda como acontece a prestação de serviço.
Participaram do encontro, ainda, Onias Neto, gerente regional da Embasa; José Neydson Silveira, gerente do escritório local; e Fabrício Novaes, advogado.
Centro de Convivência D. Zazinha com cinema
O Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha Cerqueira está se preparando para atender os 330 idosos já matriculados nas atividades que serão desenvolvidas na unidade durante este ano. A programação inclui aulas de ginástica, alongamento, artesanato, dança de salão, pintura, bordado e alfabetização.
Este ano, mais opções de lazer e entretenimento foram implantadas no cronograma com o objetivo de proporcionar novas experiências e melhores momentos aos idosos atendidos pela entidade. Nesta quarta-feira (16/02), por exemplo, será inaugurado um cinema na entidade. O evento ocorrerá às 14h30 e será aberto à comunidade feirense.
Outra novidade é o salão de beleza que passa a funcionar dentro em breve. Para a coordenadora do Centro Dona Zazinha, Aisile Andrade, as novas opções vão proporcionar aos idosos cadastrados na unidade mais lazer. “Isso é muito bom e eles ainda podem desfrutar da sala de leitura, horta comunitária e auditório”, declara.
Farmácia Popular têm medicamentos gratuitos
A população de Feira de Santana que sofre de hipertensão e diabetes já podem adquirir os medicamentos gratuitamente. Os remédios começaram a ser disponibilizados nesta segunda-feira (14/02) e, até o momento, mais de 200 pacientes compareceram à unidade da Farmácia Popular, localizada na rua Barão do Rio Branco, 715, bairro Pilão.
Segundo o farmacêutico da unidade, João Carlos Prado, desde o início da distribuição a procura tem sido muito grande. “A obtenção dos remédios gratuitamente tem atraído muitas pessoas desde a divulgação do Programa do Governo Federal “Aqui Tem Farmácia Popular”. O atendimento na nossa unidade dobrou, mas temos alguns medicamentos que ainda não estão sendo disponibilizados”, explica.
Para o aposentado Givaldo Bezerra da Silva, o fornecimento dos medicamentos facilitou muito a sua vida financeira. “Estou achando ótimo. Antes eu gastava muito com remédios, agora meu dinheiro já começou a sobrar”, conta.
Segundo Zemira de Oliveira, que sofre de hipertensão e diabetes, a ajuda para obter os remédios gratuitamente tem sido muito boa. “Já consegui alguns medicamentos para hipertensão, mas estou aguardando a chegada de outros”, afirma.
Atualmente, a comunidade feirense tem acesso a 14 tipos de medicamentos para hipertensão e diabetes: Atenol 25mg, Captopril 25mg, Enalapril 10mg, Furosemida 40mg, Glibenclamida 5mg, Hidroclorotiazide 25mg, Metformina 500mg, Metformina 850mg, Metildopa 250mg, Metildopa 500 mg, NIfedipino 20mg, Propanolol 40mg e Verapamil 80mg.
Para ter acesso aos medicamentos é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica. Em Feira de Santana, há 18.050 pacientes diabéticos e hipertensos cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Educação reunida durante evento
As primeiras atividades da rede municipal de ensino terão início a partir desta quinta-feira (17/02), durante a Jornada Pedagógica 2011. Na oportunidade, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários assistem à palestra e participam de oficinas, além de começarem a planejar o ano letivo.
Após a realização do evento, professores e alunos das 214 escolas começam o ano letivo 2011 no dia 21 e cumprem os 200 dias letivos normalmente. Segundo a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Lélia Fernandes, o início das aulas nesta data não vai trazer qualquer prejuízo para os estudantes.
“O calendário está dentro do programado e não compromete o andamento do ano letivo, tanto que a previsão é concluí-lo no dia 16 de dezembro. Uma novidade para este ano é que teremos apenas um sábado letivo ao mês, enquanto eram dois no ano passado”, informa.
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, está distribuindo cerca de 50 mil kits com fardamento escolar completo para os estudantes da rede municipal de ensino. O kit contém duas camisas, dois pares de meia, um short, um par de tênis e uma mochila.