Polícia Militar da Bahia comemora 186 anos e apresenta novo equipamentos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma solenidade cívico-militar na manhã desta quinta-feira (17/02/2011) na Vila Policial Militar do Bonfim comemorou os 186 anos da Polícia Militar da Bahia. Durante o evento, o governador Jaques Wagner e o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, entregaram medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica a personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade baiana.

Foram concedidas 44 medalhas e dentre os homenageados estavam o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; os secretários de Estado Robinson Almeida (Agecom) e Maurício Telles Barbosa (Segurança); o prefeito Luis Caetano (Camaçari); o vice-almirante Carlos Autran de Oliveira; o coronel-aviador Ary Soares Mesquita e as entidades Afoxé Filhos de Gandhy e Comando do 2º Distrito Naval.

Na ocasião, a tropa desfilou com os novos uniformes e equipamentos que, a partir desta quinta-feira, gradativamente, já podem ser vistos pela população nas ruas do Estado.

“Meu esforço é melhorar as condições de trabalho da PM, ampliando os quadros, como fizemos contratando sete mil policiais”, disse o governador, que espera que nesse segundo mandato possa entregar um sistema de segurança mais equipado. Ele destacou que os policiais militares devem se aproximar cada vez mais da sociedade. “Eu não acredito que a polícia possa cumprir seu papel se não for abraçada pela comunidade e vice-versa”. De acordo com o governador, essa ação de aproximar a PM da sociedade é um conceito moderno de policiamento, que está sendo possível por meio de uma parceria com o Governo Federal, através do Programa Pronasci.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, atribuiu a homenagem ao sucesso da gestão do governador que, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (pasta comandada por Florence, antes de assumir o cargo de ministro), permitiu construções e reformas em equipamentos da corporação. “Com a implantação na Sedur da Coordenação de Medição de Conflitos Fundiários Urbanos, que negociou com movimentos de luta pela moradia e com proprietários dos terrenos ocupados, reduzimos a zero a necessidade de reintegração judicial com força policial”.

PM

A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do imperador Dom Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825, com o objetivo de manter a tranquilidade e segurança pública na província da Bahia. Estas ações de policiamento vêm sendo desenvolvidas até os dias atuais, sob a prática da polícia comunitária. Hoje, a PM baiana possui 31.969 policiais, sendo 6.847 destes, incorporados entre 2007 e 2010.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]