PIB da zona do euro decepciona e cresce 0,3% no fim de 2010

Países do euro tiveram crescimento pequeno no fim de 2010.
Países do euro tiveram crescimento pequeno no fim de 2010.
Países do euro tiveram crescimento pequeno no fim de 2010.

A agência de Estatística da União Europeia (Eurostat) informou nesta terça-feira que o PIB da zona do euro – que inclui os 16 países que adotam o euro como moeda – cresceu 0,3% no último trimestre do ano passado, abaixo do que vinha sendo previsto.

A expectativa de muitos analistas era de um crescimento de pelo menos 0,4% no último trimestre de 2010.O crescimento de 0,3% foi o mesmo registrado no trimestre anterior e, em comparação com o mesmo trimestre de 2009, foi de 2%.

Os 27 países que compõem a União Europeia cresceram 0,2% no período, disse a Eurostat.

Em todo o ano de 2010, a região registrou um crescimento de 1,7%, o mesmo registrado especificamente nos países da zona do euro.

Alemanha e França

Horas antes da divulgação dos dados sobre o crescimento da região, França e Alemanha, as duas maiores economias da zona do euro, anunciaram que haviam crescido menos do que o esperado nos últimos meses do ano.

Segundo Agência Nacional de Estatística francesa, o país cresceu 0,3% no último trimestre e 1,5% em todo o ano de 2010.

No ano anterior, a economia francesa contraiu 2,5%, a maior retração desde a Segunda Guerra Mundial.

Já a economia alemã fechou 2010 com um crescimento de 0,4%, de acordo com o Instituto Federal de Estatística. Em 2010 como um todo, o crescimento foi de 3,6%

Analistas dizem que o crescimento da Alemanha no último trimestre do ano passado poderia ter sido maior, mas foi prejudicado pelo inverno rigoroso que atingiu o país.

“Só há uma razão importante para a desaceleração do crescimento: o inverno. Não há razão para preocupação. Não é o começo do fim da recuperação, é só uma pausa”, disse o economista Andreas Rees, do banco internacional Unicredit.

Contração

O PIB de outros países da zona do euro teve um desempenho pior e encolheu no último trimestre de 2010, indicando que o bloco pode estar operando em “duas velocidades”, de acordo com o comentarista de economia da BBC Andrew Walker.

A economia de Portugal diminuiu 0,3% no último trimestre e o da Grécia, 1,4%, em comparação com o trimestre anterior. Os dois países foram duramente afetados pela crise do crédito no ano passado.

O governo de Portugal continua implementado medidas de austeridade, na tentativa de evitar a necessidade de um pacote de ajuda da União Europeia, similar aos que foram concedidos à Grécia e à Irlanda.

Na Grã-Bretanha, onde não circula o euro, o PIB contraiu 0,5% no último trimestre.

Nesta terça-feira, foram divulgados dados sobre a inflação no país, que chegou a 4% em janeiro, contra 3,7% em dezembro do ano passado.

Em carta ao governo, o presidente do Banco da Inglaterra (banco central da Grã-Bretanha), Mervyn King, disse que o aumento do índice se deve à desvalorização da libra, ao aumento do VAT (imposto sobre o valor agregado, semelhante ao ICMS brasileiro) e à recente alta no preço dos bens de consumo.

King disse ainda que a inflação pode chegar até 5% nos próximos meses.

*Com informações da BBC BRASIL

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141150 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário