Organizadores da visita do presidente George W. Bush à Suíça desistem por forte rejeição

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A onda de rejeição levantada na Suíça após o anúncio da participação do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush em um evento privado em Genebra levou os organizadores a cancelar sua presença.Bush era o convidado de honra do jantar de gala anual da organização judaica Keren Hayesod, no próximo sábado.

“As críticas (contra da presença de Bush) chegaram a um nível perigoso”, revelou o advogado da organização, Robert Equey, em entrevista publicada neste sábado pelo jornal “Tribune de Genebra”.

Revelou que a entidade privada renunciou a vinda de Bush pelo temor que as manifestações pudessem sair do controle.

“Não vamos brincar com a segurança das pessoas e com os bens de Genebra”, justificou Equey.

A Organização Mundial contra a Tortura (OMCT), uma coalizão de ONG que trabalha neste âmbito, havia pedido ao Governo suíço abrir uma investigação judicial contra Bush por sua responsabilidade na decisão da CIA (agência de inteligência americana) de autorizar torturas e maus-tratos nos interrogatórios de suspeitos de terrorismo em Guantánamo, Iraque e Afeganistão.

Um deputado do partido conservador União Democrática de Centro, Dominique Baettig, manifestou-se publicamente contra a visita e o Governo federal recebeu inúmeras cartas pedindo que reagisse contra a presença do ex-líder em solo helvécio.

O Escritório Federal de Justiça julgou “irreal” a detenção de Bush, após lembrar que os ex-chefes de Estado mantêm sua imunidade depois de concluída a função.

Equey explicou que a entidade judia não havia convidado Bush “como uma atitude provocativa”, mas a publicação de suas memórias abriu caminho para considerar que se tratava de uma boa ocasião para convidá-lo a Genebra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]