ONU abre para assinatura protocolo sobre recursos genéticos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Documento que propõe divisão de benefícios gerados pela natureza precisa ser firmado por 50 países até 2012; Brasil foi um dos primeiros a assinar ao lado da Argélia, da Colômbia e do Iêmen.

O Brasil está entre os primeiros países que firmaram um novo protocolo da ONU sobre recursos genéticos.

O tratado propõe a divisão partilhada de riquezas do planeta como plantas naturais, por exemplo. Além do Brasil, assinaram o acordo, até agora, Argélia, Colômbia e Iêmen. Mas para entrar em vigor, o protocolo precisará de 50 assinaturas.

Preservação

O documento foi adotado durante a conferência das partes da Convenção de Diversidade Biológica, CDB, realizada em Nagoia, no Japão, em outubro passado.

O secretário-executivo da CDB, Ahmed Djoghlaf, informou que o tratado é “uma parceria entre o usuário da biodiversidade ou dos recursos genéticos e seu dono”.

O objetivo é dividir com países e comunidades lucros obtidos com a comercialização de produtos e remédios derivados de plantas nativas.

Bens naturais

Recursos animais ou microorganismos também são frequentemente utilizados para vários propósitos, desde pesquisas básicas ao desenvolvimento e comercialização de produtos.

De acordo com o protocolo, os beneficios gerados por esses recursos devem ser dividos entre países e comunidades que conservaram e mantiveram suas fontes naturais, muitas delas milenares.

Segundo Djoghlaf, o tratado, também afirmará o conceito de desenvolvimento sustentável. O protocolo ficará aberto para assinaturas até 2012.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]