O deputado federal Rui Costa defende contribuição para a saúde (CPMF) vinculada à reforma tributária

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O deputado federal Rui Costa defende contribuição para a saúde.
O deputado federal Rui Costa defende contribuição para a saúde.
O deputado federal Rui Costa defende contribuição para a saúde.
O deputado federal Rui Costa defende contribuição para a saúde.

“Sou a favor de que nós possamos fazer uma reforma tributária e no bojo dela nós destaquemos um item – seja CSS, seja o nome de batismo que se queira dar – específico para o financiamento da saúde”. Assim o deputado federal Rui Costa (PT-BA) se posicionou no programa Brasil em Debate, apresentado pelo jornalista Tarcísio Holanda na TV Câmara e exibido às 22h de ontem , que teve como tema a proposta de contribuição para a saúde.

O petista debateu a matéria com o deputado federal Júlio Cesar do Democratas do Piauí. Ambos concordaram quanto ao subfinanciamento atual da saúde pública e à urgência da desoneração dos municípios. “O modelo adotado pela saúde é o da prevenção, do Saúde da Família. No nordeste, cada equipe custa, a depender da cidade, entre R$ 2º mil e R$ 25 mil. A União começou a participar com quase a metade do custo, mas hoje não contribui nem com um terço desse valor”, disse Rui Costa.

Considerando as dificuldades de acordo entre os partidos para a realização de uma ampla reforma tributária, o parlamentar baiano defendeu a escolha de outros dois ou três itens para debate do Congresso. “Um dos pontos-chave da reforma tributária é como se vai cobrar o imposto: se na origem ou pelo consumo. Eu sou a favor que se cobre pelo consumo, no local onde a mercadoria é comprada porque isso favorece os estados e regiões mais pobres”, explicou.

Ele defendeu também o reequilíbrio da folha de pagamento das empresas, “principalmente para as empresas de mão de obra intensiva como as da construção civil, como forma de gerar mais empregos “. O programa será reprisado logo mais, às 13h30, na TV Câmara e o vídeo já está disponível na internet no endereço www2.camara.leg.br/.

Sobre Carlos Augusto 9648 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).