Nick Clegg cancela viagem ao Brasil por compromissos no Reino Unido

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Londres, 11 fev (EFE).- O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, cancelou a viagem que faria a Brasil e México na próxima semana para poder participar de uma votação relacionada ao plebiscito para a reforma do sistema eleitoral do Reino Unido.

“Não foi uma decisão tomada superficialmente”, disse um porta-voz do líder do Partido Liberal-Democrata, minoritário no Governo do conservador David Cameron, citado nesta sexta-feira pelo diário “The Times”.

Clegg quer estar presente quando forem votadas na Câmara dos Comuns duas emendas da Câmara dos Lordes à proposta de reforma do sistema eleitoral britânico. A reforma é aprovada por seu partido, que se considera prejudicado pelo atual sistema unipessoal majoritário e quer fazê-lo mais representativo.

A primeira dessas emendas, apresentada pelos trabalhistas, exige uma participação mínima de 40% do eleitorado para que seja validado um eventual “sim” em qualquer plebiscito. Já a segunda se refere ao tamanho das circunscrições.

O plebiscito sobre a reforma do sistema eleitoral está previsto para 5 de maio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]