Ministra Ana de Hollanda entrega reforma do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador

Ana de Hollanda, ministra da Cultura do Governo Rousseff.
Ana de Hollanda, ministra da Cultura do Governo Rousseff.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, está em Salvador (BA) nesta sexta-feira (11/02/2011) para entregar a obra de reforma das casas de Oxalá e de Iemanjá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro da Cabula. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2000 e é referência para o processo de valorização de religiões de matriz africana do estado.

O terreiro, fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos – conhecida como Mãe Aninha – representa um marco nas lutas de afirmação e identidade religiosa no Brasil.

As casas de Oxalá e de Iemanjá do Terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá receberam nova estrutura de sustentação do telhado, reforma e recomposição de paredes e alvenarias, nivelamento e execução de novos pisos, readequação dos espaços internos, instalação de gás, revisão geral e execução de novas instalações elétricas e hidrossanitárias e pintura geral. O valor total da obra ficou em torno de R$ 560 mil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]