Mercado de trabalho de Feira vai contar com novos eletricistas. Leia esta e outras notícias da PMFS

Os cinco novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) já estão circulando na cidade, eles foram direcionados às linhas troncais, que interligam os terminais central, norte e sul.
Os cinco novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) já estão circulando na cidade, eles foram direcionados às linhas troncais, que interligam os terminais central, norte e sul.

Entrega dos certificados nesta 6ª, às 9 horas 

O mercado de trabalho de Feira de Santana vai contar com mais 88 eletricistas e azulejistas a partir desta sexta-feira (18/02/2011). Os novos profissionais foram capacitados pela Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb), em parceria com a Casa do Trabalhador e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre).
Segundo a diretora da Casa do Trabalhador, Graça Cordeiro, o curso foi voltado para as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família e na unidade empregatícia. “A inclusão do curso foi sugerida em decorrência do crescimento do setor imobiliário no município”, conta.
O gerente interno do programa do Plansec, Laecio Andrade Silva, informa que o curso teve a carga horária de 200 horas, distribuídas em 140 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas. “O objetivo do curso foi capacitar os jovens profissionalmente para uma inserção qualificada no mercado de trabalho”, explica.
A cerimônia para a entrega dos certificados será realizada às 9 horas no Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), localizado na rua Bruxelas s/n, bairro Santa Mônica. O curso foi oferecido gratuitamente através do projeto do Governo Federal denominado Programa de Qualificação Profissional e Social para Beneficiários do Bolsa Família (Plansec).
A Casa do Trabalhador está ofertando, atualmente, 203 vagas; desse número, 7 vagas são para eletricista. A maior oferta desta semana é para vigilantes: 39 vagas. Além disso, estão sendo oferecidas 21 vagas para vendedores pracistas; 9 para empregadas domésticas; 8 para costureiras em geral, 5 vagas para arrumadeira de hotel e 4 para analista logístico e operador de caixa.
Viep intensifica ações no combate à dengue
 
Plano de Contingência encaminhado ao Ministério da Saúde 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), está intensificando as ações de combate a dengue em Feira de Santana. Até esta terça-feira (15/02), a Viep confirmou 50 casos de dengue clássica no município.
Uma das ações desenvolvidas para combater o Aedes Aegypti é a instalação de plantões durante os finais de semana para monitorar pacientes nos hospitais públicos e privados, além das policlínicas, e colher material para exames.
Outra importante ação que está sendo desenvolvida é o Plano de Contingência contra a dengue, já encaminhado ao Ministério da Saúde (MS). O plano inclui e solicita todo o material de consumo que possa ser utilizado em campanhas contra a dengue, a exemplo de tensiômetro, medicamentos e água mineral. O plano será encaminhado ao Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) para aprovação final.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, diretores de hospitais e profissionais de saúde têm se reunido juntamente com o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, e a Viep a cada 15 dias para disponibilizar leitos de retaguarda aos pacientes com casos graves.
“Também firmamos parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães para realizar oficina entre articuladores dos 10 bairros com os mais altos índices de notificação”, informa.
Os articuladores vão se encontrar no dia 1º de março, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, para acompanhar as ações do município através do Sistema Integrado de Mobilização (Sismob).
Quando surge notificação da doença nos bairros, a Vigilância Epidemiológica desenvolve um trabalho de campo e realiza bloqueio. “Estamos fazendo tudo que é pertinente para não haver um aumento no número de casos”, ressalta a coordenadora.
Prédio adaptado para Seprev
 
Obra deve ser concluída nos próximos 60 dias 
O Governo Municipal está acelerando as obras de reforma, ampliação e adaptação do prédio na rua Castro Alves, 1.038, Centro, para instalação da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). As intervenções estão concentradas com serviços de alvenaria estão concentradas no pavimento interior, onde se concentrarão as ações desenvolvidas com auxílio de tecnologia de ponta.
As obras foram iniciadas há pouco mais de um mês e devem ser concluídas dentro de dois meses. Em seguida, a promoção de licitações públicas para aquisição de equipamentos tecnológicos que deverão ser utilizados na promoção de ações voltadas para proporcionar maior segurança na cidade.
O pedreiro Milton Nunes da Silva observa que as obras estão sendo desenvolvidas em ritmo acelerado, visando a conclusão dentro do prazo previsto. “Estamos realizando a reforma do prédio diariamente, das 7 às 17 horas”, frisou.
Situado em área central e de fácil acesso, o prédio será dotado de equipamentos modernos voltados para garantir a segurança pública da população feirense. No primeiro pavimento do imóvel funcionarão serviços ininterruptos de central de vídeo monitoramento e monitoramento acústico, departamento de apoio jurídico e direitos humanos, divisão de apoio à família, três salas para sede da Guarda Municipal e Central de Rádio Comunicação.
Ainda no térreo estarão instalados grupo gerador para garantir o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, copa, depósito e elevador de acesso ao primeiro andar. Enquanto isso, no segundo pavimento serão instalados sala do secretário da Seprev, sala do oficial de Gabinete, sala do chefe de Gabinete, Defesa Civil, salas de Coordenação de Projetos Especiais I e II e auditório para reuniões com capacidade para 50 pessoas.
Através de parceria com o Governo Municipal, no prédio também vão atuar Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e Guarda Municipal, com setor específico para o gerenciamento de crises.
Novos ônibus em circulação na cidade
 
Veículos atendem linhas que interligam terminais 
Os cinco novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) já estão circulando na cidade, desde a terça-feira (15/02). Eles foram direcionados às linhas troncais, que interligam os terminais central, norte e sul.
Três veículos estão na “linha 01”, que interliga os terminais central (localizado no bairro Tanque da Nação), norte (localizado no bairro Cidade Nova) e sul (no Centro Industrial do Subaé), e dois na “Linha 02”, que interliga os terminais norte e sul, via avenida João Durval Carneiro.
Durante a entrega dos veículos na segunda-feira (14/02), o chefe de tráfego do Sincol, Tarcílio Nascimento, destacou que as localidades foram definidas em razão da grande demanda de passageiros.
Os novos carros são mais longos, têm capacidade para 50 pessoas sentadas e outras 25 em pé, o que atende a população de forma mais dinâmica.  Também dispõem de câmeras de segurança, GPS, elevadores para portadores de necessidades especiais, iluminação tipo LED, sistema de bilhetagem eletrônica, motor MWM e chassi Volkswagen, além de assentos confortáveis.
Outros 15 ônibus serão inseridos no SIT ainda neste primeiro semestre. Com isso serão totalizados 71 ônibus novos entregues à população desde o início de 2009, o que representa mais de 30% da frota renovada.
Festa de Nossa Senhora dos Humildes 2011
 
Distrito discutirá diversos temas religiosos 
O distrito de Humildes vai estar em comemoração entre os dias 18 e 27 deste mês, devido a Festa de Nossa Senhora dos Humildes 2011. O tema central deste ano é “Nossa Senhora dos Humildes no resgate de seus filhos”.
De acordo com a programação religiosa do evento, na primeira noite, sexta-feira (18/02) haverá uma palestra sobre o tema “Maria, exemplo de dedicação e doação”, realizada pelo Padre Severino Claudino Sobrinho.
No sábado (19/02), será a vez do radialista Jorge Bianque debater o tema “A comunicação contribuindo na construção de uma nova sociedade”. O Coral Nossa Senhora dos Humildes anima a noite.
No terceira noite do evento, domingo (20/02), o pregador Uberlânio vai discutir o tema “Jovem liberto de qualquer amarra pelo Filho de Maria”. A segunda-feira (21/02) será dedicada ao tema “Como escutar a voz de Deus diante de tantas vozes”. A banda Conexão Católica é a responsável por animar a quarta noite.
“Com Maria queremos ser uma igreja servidora” será o tema da quinta noite da Festa de Nossa Senhora dos Humildes 2011, que contará com a animação da banda Ministério Nossa Senhora Aparecida.
Os participantes do festejo no distrito vão discutir com o Frei Beto o tema “Dízimo: ato de fé cristão” na quarta-feira (23/02). No dia seguinte, eles discutem o tema “Em Maria Deus se faz próximo de nós” com o Frei Cristóvão e contam com a participação do grupo de Oração Força e Poder.
A penúltima noite do evento será destinada a discussão do tema “Maria, discípula fiel de seu filho Jesus” e, no sábado (26/02), os participantes vão discutir como os discípulos e missionários sob a proteção de Maria devem ser comprometidos com a Justiça e a paz.
No último dia do evento será realizada uma missa solene às 10 horas, presidida por Dom Itamar Vian e o Padre Severino Claudino Sobrinho. Às 15 horas do domingo (27/02) vão ocorrer batizados; às 16 horas haverá uma procissão e, às 17 horas, benção do Santíssimo Sacramento.
Os cinco novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) já estão circulando na cidade, eles foram direcionados às linhas troncais, que interligam os terminais central, norte e sul.
Os cinco novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) já estão circulando na cidade, eles foram direcionados às linhas troncais, que interligam os terminais central, norte e sul.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112680 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]