MDA avalia destinação de recursos para programas estruturantes do Estado da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, reiterou, nesta sexta-feira (18/02/011), amplo apoio ao Plano Estadual da Pecuária de Leite da Bahia e ao Projeto de Descentralização e Regionalização do Abate, considerados estruturantes para o estado e que envolvem grande número de agricultores familiares. Em reunião na Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), ele prometeu avaliar a destinação de recursos federais para esses programas, afirmando que o MDA estará “à disposição dos agricultores para combater a pobreza extrema”.

Na próxima semana, em data ainda ser definida, atendendo à solicitação do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, um grupo de trabalho composto por membros de secretarias do Estado, do Sebrae e do ministério (MDA) vão identificar em quais pontos orçados e projetados poderia haver uma participação efetiva do ministério nos programas.

O Plano Estadual da Pecuária de Leite da Bahia é um dos cinco programas desenvolvidos pelo estado considerados prioritários. Afonso Florence elogiou o plano da cadeia do leite e salientou a importância da iniciativa abranger as regiões como um todo, e não apenas um panorama de cada território de identidade. “Dessa forma, mais municípios podem ser incluídos e mais famílias atendidas”.

Durante o encontro, discutiu-se também a gestão dos frigoríficos. Atualmente, as unidades de abate são geridas por cooperativas, com a participação de pecuaristas e das prefeituras. A ideia é que o Sebrae possa atuar diretamente nos frigoríficos, promovendo a capacitação em gestão. Participaram do debate, prefeitos e lideranças municipais, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edval Passos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb), João Martins, e a deputada Neuza Cadore.

“Estamos criando condições para que o pequeno produtor tenha como e onde abater seus animais, com segurança sanitária, e, ao mesmo tempo, garantindo a saúde da população e o combate ao abate clandestino”, disse Eduardo Salles.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113526 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]