Manifestação em Argel reúne 3 mil pessoas contra o regime

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Argel, 12 fev (EFE).- Mais de 3 mil pessoas se concentram neste sábado no centro de Argel para protestar contra o regime político do líder Abdelaziz Bouteflika, diante de um amplo cordão policial que impede o acesso dos manifestantes à praça Primeiro de Maio, coração da cidade, tal como a Agência Efe pôde constatar no local.

Os manifestantes foram conduzidos pelas tropas de choque a uma rua adjacente à praça, em meio de um dispositivo policial que conta com tanques, furgões, caminhões com canhões de água e sob o olhar de policiais que portavam fuzis.

“Estamos fartos deste poder”, gritavam os manifestantes, muitos deles jovens, de diversas classes sociais. Eles empunhavam cartazes com lemas como “abaixo o sistema” e “queremos um país administrado pelos jovens, e não pelos velhos”.

A forte mobilização policial impediu, por enquanto, que os manifestantes cheguem à praça Primeiro de Maio, local de encontro do início da passeata, marcada para as 11h local (8h de Brasília).

Mas, além dos policiais, civis também são acusados de tentar abafar os protestos. “Há jovens pagos pelo poder central com a intenção de causar incidentes violentos” que permitam justificar a intervenção policial, acusam os manifestantes.

Entre os manifestantes está o presidente de honra da Liga Argelina de Defesa dos Direitos Humanos, Ali Yahia Abdennour.

*Cominformações do Deutsche Welle

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário