Levantamento revela que 60% dos soteropolitanos lêem jornal

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Potencial Pesquisas realizou um estudo detalhado sobre os hábitos de mídia da população da capital baiana, procurando entender o comportamento do morador de Salvador como consumidor de informação. O levantamento constatou que quase 60% dos soteropolitanos se consideram leitores de jornal. Mais informações no site www.potencialpesquisa.com.br.

A análise revelou que 73,4% dos cidadãos de Salvador sentem-se informados (62%) ou muito informados (11,4%). Apenas 3,6% acham que são desinformados e 20,6% pouco informados. Quando da segmentação por classe social, observa-se que na Classe A nenhum dos entrevistados se considerou desinformado ou pouco informado. Já na Classe B, 10% se consideram pouco informados, contra 35% e 42%, nas classes C e D respectivamente.

Jornal: O hábito de ler jornal não apresenta diferença comportamental significativa entre os homens e as mulheres de Salvador. Em relação a faixa etária, apenas entre os mais jovens (18 a 24 anos) observa-se um percentual de leitores abaixo de 50%. Na classe A, os que se dizem leitores de jornal chega a 85%, 58% na classe B, 52% na C e 35% na D. Aqueles que são leitores de jornal (58,8%), adquirem o meio principalmente comprando em bancas (46,1%), além disso, existem os que são assinantes (20,2%), os que compram em gazeteiros (11,1%), pegam emprestado com amigos/vizinhos (8,2%) e que lêem no trabalho/faculdade (2,5%). Os que lêem pela internet totalizam 7,4%. Estimulados a responderem com que freqüência compram jornal nas bancas ou com gazeteiros ou em outros pontos, 20,6% afirma comprar todos dos dias, seguido por quem compra apenas no fim de semana (18,1%).

*Com informações de José Carlos Martins Leite

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]