Inflação semanal diminui em seis das sete capitais pesquisadas pela FGV

Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na segunda semana de fevereiro. De acordo com dados divulgados hoje (16/02/2011), apenas Porto Alegre apresentou acréscimo na taxa, passando de 0,86% na semana encerrada em 7 de fevereiro para 0,90% no levantamento de 15 de fevereiro.

A principal redução no IPC-S foi observada em Salvador. Na capital baiana, a taxa diminuiu 0,43 ponto percentual ao passar de 1,05% para 0,62%. O resultado foi influenciado pela diminuição das taxas de cinco das sete classes de despesa que compõem o índice, principalmente educação, leitura e recreação (de 3,65% para 2,42%) e transportes (de 3,73% para 2,53%).

Em seguida, aparecem São Paulo (de 1,30% para 0,88%), que é a capital com maior peso na formação do IPC-S; o Rio de Janeiro (de 1,24% para 0,93%); Brasília (de 0,80% para 0,50%); Recife (de 0,75% para 0,50%) e Belo Horizonte (de 0,93% para 0,70%).

Na média nacional, o índice atingiu 0,82% na segunda prévia de fevereiro. A taxa é 0,34 ponto percentual menor do que a registrada na pesquisa anterior.

O IPC-S é medido semanalmente pela FGV e registra a variação de preços, em sete capitais, no período de um mês.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Inflação semanal diminui em seis das sete capitais pesquisadas pela FGV"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*