Governo defende Sustentabilidade Ambiental na construção da Fiol e Porto Sul

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No programa de rádio desta terça-feira (22/02/2011), o governador Jaques Wagner reafirma que as obras de infraestrutura em desenvolvimento no estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), na região sul, buscam o equilíbrio entre geração de emprego, desenvolvimento econômico e social, e sustentabilidade ambiental.

O governador conclama toda a população baiana, em especial a do interior do estado, como os moradores dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Luís Eduardo, Barreiras, e a classe empresarial, para se unir em “torno dessa grande obra, que é a maior das últimas décadas em termo de logística porque ela será praticamente a redenção da produção do oeste baiano e trará também ao longo dos seus 1,1 mil quilômetros de ferrovia, muitas novidades, novas empresas e projetos agrícolas”.

“Durante um ano e meio foram estudados sete pontos diferentes em torno de Ilhéus – pois o traçado da ferrovia chega naquela região – e, finalmente, escolhemos o ponto que foi avaliado como de menor impacto ambiental. Tudo foi calculado para que o prejuízo – se é que vai haver – seja o mínimo possível”, diz o governador.

Wagner, que se considera “também um defensor da preservação ambiental”, afirma não ter dúvidas da necessidade da obra, salientando que “todo o projeto foi construído com muito carinho”. O que ocorre, na opinião do governador, é que “alguns têm uma visão muito restrita da questão ambiental e acham que tudo é intocável. Você não constrói um prédio, uma ferrovia, um novo aeroporto sem ter que mexer no meio ambiente”.

Jaques Wagner considera que, eventualmente, os que são contra à obra são por motivos ambientais, outros por motivos comerciais, porque no jogo democrático muitas vezes o argumento é usado de uma forma e o interesse objetivo é de outra. “Mas tenho a certeza que a ampla maioria da população de Ilhéus, da Bahia inteira, é totalmente favorável à construção da ferrovia e do porto e faremos dentro das normas de sustentabilidade ambiental”.

O governador enfatiza que a construção da Fiol é um sonho de décadas de muitos baianos e uma conquista decidida pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sendo um investimento de quase R$ 5 bilhões.

Saúde

No programa Conversa com o Governador, Wagner destaca também a visita a Salvador, na semana passada, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando lançou a Campanha Nacional da Dengue, e aproveita para pedir a participação da classe política e da sociedade no “combate com consciência” à doença.

Ele orienta a população a evitar o acúmulo de água e de lixo para impedir a proliferação do mosquito (Aedes Aegypti) transmissor da dengue e a possibilidade de surto. “Graças a Deus, em janeiro o número já foi menor do que janeiro de 2010”. Wagner informa ainda que o ministro inaugurou a Farmácia Popular, no Canela, e o prédio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), na Federação.

Sobre o programa de doações salientado pelo ministro, o governador lembra aos baianos “que doar sangue ou órgãos é um ato de amor, que pode resgatar a vida de uma pessoa. Acho que foi uma boa visita. O ministro é um amigo nosso e vamos trabalhar muito para oferecer cada dia mais saúde para o povo baiano”.

O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz, e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]