Ganha agilidade o tempo de espera para marcação de exames em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

A frota de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai dispor de novos veículos com muito mais conforto e segurança.
A frota de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai dispor de novos veículos com muito mais conforto e segurança.
A frota de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai dispor de novos veículos com muito mais conforto e segurança.
A frota de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai dispor de novos veículos com muito mais conforto e segurança.

Diferencial que pode salvar vidas 

O tempo de espera para marcação de exames e procedimentos médicos nas unidades de saúde da rede municipal em Feira de Santana caiu, em média, em 50%. A oferta dos serviços vem sendo acelerada em função da informatização gradativa do sistema, através do programa Saúde Digital implantado pelo Governo Municipal.
O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta a importância dos investimentos na oferta de serviços de qualidade visando assegurar atendimento adequado aos cidadãos. “Com a redução do tempo de espera para atendimento, proporcionamos um diagnóstico mais rápido, o que possibilita tratamento em menor tempo. E isto é um diferencial que pode salvar vidas”, frisou.
A pretensão do Governo Municipal é reduzir ainda mais o tempo para liberação de exames e consultas. “À medida que toda a rede for sendo informatizada, o tempo para marcação de consultas e exames também vai sendo reduzido”, observa o secretário Getúlio Barbosa.
Setor encarregado pela marcação de exames e consulta, a Central de Regulação reduziu o tempo para liberação das solicitações em média de 30 para 15 dias. “Existe uma variação de tempo em função da especialidade solicitada e da demanda. Exemplos disso são as especialidades de angiologia, nefrologista, ortopedia, otorrino, fisioterapia e mamografia, com marcação para até 10 dias”, ressalta a diretora do serviço, Márcia Cristina de Souza.
Já nas policlínicas, o serviço informatizado possibilitou redução de tempo ainda maior para a oferta de atendimento realizado dentro das próprias unidades. Na Policlínica do Tomba, conforme o gerente José Pires Leal, geralmente os atendimentos estão sendo agendados para o dia seguinte.
Entrega de praça no Bom Viver
 
Distrito de Humildes recebe mais benefícios 
A praça Carlos Cândido do Rosário, situada na comunidade Bom Viver, distrito de Humildes, vai ser entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta nesta quinta-feira (03/02/2011), às 18 horas. A nova área de lazer possui dois quiosques, duas torres de iluminação, bancos em concreto armado, rampas de acessibilidade, canteiros verdes com grama em placa e plantas ornamentais, além de piso em concreto e meio fio.
Uma das filhas do homenageado, Beatriz Rosário, diz que está muito satisfeita com o reconhecimento do Governo Municipal. “Isso é muito importante porque ele buscava melhorias para nossa comunidade e era muito querido”, disse.
Moradora da mesma comunidade, a lavradora Rita Arlene Oliveira demonstrou sua alegria com a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. “Nossa praça ficou muito bonita. Agora vamos ter uma boa área de lazer para as crianças e os moradores da região”, comenta.
Na manhã desta terça-feira (01/02), ambas as moradoras estiveram com o prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhadas do vereador Antônio Carlos Passos de Ataíde. O equipamento foi construído com recursos próprios do Município. Carlos Cândido do Rosário nasceu em 11 de maio de 1937 e faleceu em 17 de agosto de 1999.
Tradicional feira semanal com presença de 2.637 animais 
O comércio de animais de médio e grande porte bateu recorde, nesta segunda-feira (31/01), no Complexo Campo do Gado. Em um único dia foram comercializados durante a tradicional feira semanal 2.637 animais, dentre bovinos, eqüinos e caprinos. Com a última feira do mês, já passaram pelo entreposto somente este ano 8.117 animais.
Dentre os animais comercializados no Campo do Gado nesta segunda-feira (31/01), destaque para 2.500 bovinos, todos com inspeção expedida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Os outros 137 animais foram eqüinos e caprinos.
O diretor do Campo do Gado, Frank Mota, observa que o aquecimento do comércio agropecuário em Feira de Santana já vem sendo sentido no cenário nacional. “Voltamos a ser consultados como uma das referências para divulgação do preço da arroba do boi em pé”, ressaltou.
Nesta segunda-feira (31/01), a arroba do boi em pé, para cria, recria e engorda, chegou a R$ 120,00, com animais pesando entre cinco a oito arrobas. E o comércio atraiu pecuaristas de um raio de até 400 quilômetros de distância de Feira de Santana, a exemplo de pecuaristas de Jequié, Mortugaba e Riachão do Jacuípe.
SIT vai receber cinco ônibus novos 
 
Veículos equipados para oferecer mais segurança 
A frota de ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana vai dispor de novos veículos com muito mais conforto e segurança. Dentro em breve serão entregues cinco dos 20 novos ônibus equipados com câmeras de segurança, GPS, elevadores para portadores de necessidades especiais, iluminação tipo LED, sistema de bilhetagem eletrônica, motor MWM e chassi Volkswagen, além de assentos confortáveis.
Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, os novos veículos possuem maior capacidade para passageiros em relação aos veículos já existentes na cidade.
“Estes ônibus vão circular nos principais corredores de tráfego e bairros com maior demanda para atender a necessidade da cidade”, afirma o secretário, que recentemente fez visita técnica à montadora de ônibus Caio Induscar, localizada em Botucatu, São Paulo.
Os outros 15 veículos novos serão entregues ainda neste semestre. Somente nos anos de 2009 e 2010, 51 ônibus zero quilômetro foram inseridos na frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT) para transportar cerca de três milhões de pessoas por mês.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]