Feira de Santana: Comissões municipais são formadas na CMFS, Ângelo Almeida (PT) reivindica presença na Comissão de Finanças

No segundo dia de trabalho (17/02/2011), no legislativo municipal feirense, os vereadores reuniram-se, na Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS), para escolher os membros das cinco comissões municipais permanentes e na sequência votar, dando legitimidade ao processo de formação dos grupos, que devem estudar e dar pareceres sobre os projetos e propostas de lei para as comissões.

As comissões municipais constituídas foram cinco: Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização; Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura; Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto; Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Votação

A votação dessas comissões, quanto à formação de seus membros, ocorreu de forma tranquila. Das cinco comissões apenas a de Finanças, Orçamento e Fiscalização não foi aprovada por unanimidade.

O único voto contrário foi o do vereador Ângelo Almeida (PT), líder do partido, que reivindicou presença na comissão. “Quando coloquei o meu nome para fazer parte da Comissão de Finanças foi negado pelos membros do governo essa oportunidade para que um de nós da oposição estivéssemos fazendo parte da Comissão de Finanças. Isso já é um sinal que não é muito bom. Isso é indício de que o ‘bicho’ pode ser muito maior do que a gente imagina ”, afirmou Almeida.

Para o líder da bancada governista, o vereador Maurício Carvalho (PR), manifestou-se sobre o assunto afirmando que “o processo da escolha das composições foi o mais democrático possível. Inclusive elogiada pelo próprio vereador Ângelo Almeida. Existe no processo de democracia a manifestação de vontades e deve prevalecer a vontade da maioria”.

O atual presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, o vereador José Sebastião (Bastinho, PRTB), entrevistado pelo Jornal Grande Bahia (JGB), teve opinião semelhante a do líder do governo ao enfatizar que o regimento interno da CMFS permite que cada vereador vote e seja votado, prevalecendo a democracia. Quanto à ausência da vereadora Eremita Mota (PP) que está de atestado médico e teve o seu nome indicado à Comissão de Finanças, Bastinho falou que nenhum vereador que não esteja na mesa diretora pode ficar fora de nenhuma comissão e, então, por isso houve a indicação do nome da vereadora Eremita.

“Vou manter o entendimento com o secretário Wagner Santos que é o diretor da pasta, com o prefeito Tarcízio Pimenta, com o líder Maurício Carvalho e se for preciso fazer algum enxugamento no orçamento público municipal, vamos aconselhar ao prefeito e ao diretor da pasta para que o município venha enxugar o orçamento de 2011”, afirmou Bastinho ao ser perguntado sobre a sua atuação na Comissão de Finanças, diante as notícias veiculadas na mídia de que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana estaria com uma dívida superior a R$ 40 milhões.

Entenda o quadro político feirense

A CMFS é constituída na sua 16ª legislatura (2009-2012) por um quadro de 21 vereadores. Deste quadro 17 vereadores fazem parte da bancada governista (PMN, PT do B, PP, PRTB, PSDB, PDT, PSL, PTN), liderada pelo vereador Maurício Carvalho (PR), ex-secretário de desenvolvimento social.

O bloco oposicionista (PT, PSB e PMDB) é constituído por apenas quatro vereadores: Marialvo Barreto (PT), Roberto Tourinho (PSB) e Frei Cal (PMDB) e Ângelo Almeida (PT). Este bloco é liderado por Tourinho.

Confira abaixo como ficou a formação de cada comissão após a votação:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação:
– Davi Neto (PMN) – Presidente;
– Roque Pereira (PT do B) – Vice-presidente;
– Getúlio Barbosa (PP), de acordo com o regimento interno da CMFS o nome na comissão deve ser o do vereador licenciado e não do suplente Otavio Joel (DEM) que fica na comissão como membro.

Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização:
– José Sebastião (Bastinho, PRTB) – Presidente;
– Davi Neto (PMN) – Vice-presidente;
– Eremita Mota (PP) – Membro.

Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura:
– Carlos Alberto Rocha (Frei Cal, PMDB) – Presidente;
– Roberto Tourinho (PSB) – Vice-presidente;
– José Marques de Messias (Zé Curuca, PSDB) – Membro.

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desporto:
– Ailton Araújo (PSDB) – Presidente;
– Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny, PMN) – Vice-presidente;
– Getúlio Barbosa (licenciado, PP) – Otavio Joel (suplente, DEM) – Membro.

Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor:
– Marialvo Barreto (PT) – Presidente;
– Ângelo Almeida (PT) – Vice-presidente;
– Gerusa Sampaio (licenciada, PDT) – José Carneiro (suplente, PDT) – Membro.

Confira os aúdios:

Entrevista com Ângelo Almeida (PT)

Entrevista com o líder de governo – Maurício Carvalho

Entrevista com José Sebastião (PRTB) ao assumir à presidência da comissão de finanças

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Feira de Santana: Comissões municipais são formadas na CMFS, Ângelo Almeida (PT) reivindica presença na Comissão de Finanças"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*