Federação de Automobilismo da Bahia presta homenagem a Luiz Razia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O piloto Luiz Razia é o grande homenageado pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), na solenidade que acontecerá neste sábado (05/02/2011), às 11h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, com a presença de autoridades. Mesmo local onde acontecerá a tradicional Copa Verão de Kart, evento que abre o calendário do kartismo na Bahia. Apesar do clima tenso fora da pista, os pilotos prometem uma prova de tirar o fôlego, com pegas e ultrapassagens à altura desta, que poderá ser a última prova da ‘Fonte Nova do kart baiano’.

Primeiro baiano na Formula 1, Luiz Razia (22 anos) dará nome ao troféu de Melhores de 2010, que premiará os campeões e vices de cada categoria em 2010. A homenagem foi decidida em dezembro do ano passado e festejada pelo piloto. No entanto, sábado ele não participará do evento, pois cumpre uma agenda extensa de compromissos na Inglaterra.

Em 2010, Razia, piloto de testes da Virgin Racing, chamou atenção da Lotus, pelo bom desempenho no teste de novatos, em Abu Dhabi. A tradicional escuderia é bem conhecida dos brasileiros e já foi pilotada por ícones como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. O baiano chega como terceiro piloto, mas, segundo a equipe, a idéia não é deixar Razia apenas como um reserva, mas utilizá-lo em alguns momentos da temporada: durante os testes da pré-temporada e em treinos livres, incluindo em Interlagos.

O baiano começou na Velocidade na Terra na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA) e chegou a disputar etapas em Camaçari, também na Bahia. Razia foi campeão da F-3 Sul-Americana, em 2006, além de fazer bonito na F-3000 européia e nas duas divisões da GP2 (asiática e européia).

A Copa Verão de Kart contará com a participação de todas as categorias do Campeonato Baiano de Kart, além de uma categoria de apresentação. Apesar de abrir a temporada 2011 do kart na Bahia, ela não valerá pontos para o baiano de kart e será promovida pela Associação Bahiana de Karts (ABK). O evento será uma manifestação de força do esporte. Serão realizados sorteios de brindes, além de diversas atrações para o público presente.

“O Baiano de Kart é disputado ininterruptamente desde 1991 e o Kartódromo é utilizado para treinos e aluguel de kart de terça a domingo”, lembra Euvaldo Luz. De acordo com o presidente da ABK, Vicente Iniesta, nada menos que 60 pilotos devem marcar presença nesta edição do torneio. “Este grid cheio só comprova a ascensão do esporte na Bahia”.

Os pilotos serão distribuídos em oito categorias: A Mirim, para pilotos de 6 a 8 anos; a Cadete, de 8 a 10; a Sport 400 Jr, para novatos ou com pouca experiência; e a Sport 400, que possui um maior volume de competidores, ambas com motor Honda refrigerado a ar. Participam, ainda, a Júnior Menor 125cc, antiga Light 400, que utilizará motor refrigerado a água e regulamento da CBA; a Sênior 125cc, voltada para pilotos com idade acima de 25 anos, e a Super Kart 125cc, que agrega os pilotos a partir de 14 anos e com regulamento nacional. A novidade será a categoria especial chamada de apresentação, que contará com cerca de 40 pilotos.

No próximo sábado (05/02), a partir dás 9h, acontecem os treinos. Às 13h, haverá a tomada de tempo para o grid. Os corações começam a bater mais forte às 14h, quando largam as primeiras baterias. O horário previsto para a premiação é às 17h, e o melhor, toda a emoção é por conta da casa, já que a entrada é franca.

Histórico – O Kartódromo Municipal de Lauro de Freitas recebeu o nome de Ayrton Senna após a morte do piloto, através de uma iniciativa da Câmara de Vereadores da cidade. “Ele é o único no estado apto a receber competições nacionais e internacionais, um dos três únicos do Nordeste homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)”, conta o piloto e diretor da ABK, Euvaldo Luz.

Segundo o diretor da ABK, o Campeonato Brasileiro de Kart (92, 96, 2001 e 2007) e recentemente a Copa Brasil de Karts (2009) trouxeram nomes que figuram no automobilismo mundial, como: Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, Nelsinho Piquet, Sergio Jimenez, André Nicastro, Nilton Junior, Patrick Gonçalves, Diego Freitas, entre outros.

A Bahia conta hoje com 12 clubes de automobilismo: Associação Bahiana de Karts (ABK); Associação Conquistense de Kart (ACK); Clube de Arrancada da Bahia (CARB); Clube de Automobilismo da Bahia (CAB); Automóvel Clube do Oeste Baiano (AUCOB); Clube de Automobilismo de Camaçari (CAC); Free Road Clube; Bahia Off Road Clube; Terrible’s 4X4; Automóvel Clube da Mulher; TBD Toyers do Brasil.

*Com informações da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB)

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112642 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]