FAPESB lança edital de apoio à Educação Científica

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o Edital para Educação Científica, destinado ao apoio de projetos institucionais que envolvam alunos da Educação Básica em pesquisas como atividade escolar. Parte do programa ‘Popciências’, a iniciativa traz entre as novidades a possibilidade de proporcionar bolsas de Iniciação Científica Júnior aos estudantes envolvidos.

Além da difusão e da popularização da ciência, com essa ação, a Fapesb, quer estimular o ensino das ciências, por meio da utilização de atividades experimentais e de metodologia investigativa e indagadora, onde o aluno deixa de ser mero observador-receptor e passe a participar da construção do próprio conhecimento.

De acordo com informações da Fapesb, o ‘Popciências’ entende a atividade de popularização da ciência e da tecnologia como um conjunto de ações que propiciem a aproximação dos conhecimentos científicos e tecnológicos com o público em geral e em especial com alunos da Educação Básica.

Para concorrer ao edital, o projeto poderá ser oriundo de qualquer área do conhecimento, desde que mantenha o foco na popularização da ciência e da tecnologia. Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta e a submissão deverá ser feita por meio do preenchimento de um formulário on-line, disponível no portal da Fapesb até o dia 25 de março, quando encerram as inscrições.

Categorias

A participação no edital leva em conta duas categorias ou linhas de projetos. A primeira categoria é reservada aos projetos institucionais de educação científica, oriundos de pesquisadores vinculados à instituições de ensino superior ou de pesquisa ou ainda de instituições científico-tecnológica, públicas ou privadas, sediadas no estado da Bahia. Cada projeto submetido a linha um deve considerar um valor máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Para a linha dois são reservados projetos institucionais de educação científica oriundos de proponentes vinculados a escolas da rede pública, escolas administradas em consórcio público-privado, instituições do terceiro setor, associações, cooperativas e órgãos públicos sediados no estado da Bahia. Cada projeto submetido a categoria dois deve considerar um valor máximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Mais informações sobre as linhas de projetos, datas para submissão e de resultados podem ser obtidos no portal da Fapesb e outros esclarecimentos sobre o Edital nº 029/2010 poderão ser obtidos diretamente na Fapesb, ou ainda pelo e-mail: popciencias@fapesb.ba.gov.br e também pelo telefone: (71) 3116-7692.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.