Em Feira de Santana, articulação política busca implantar serviço de saúde na área de transplante de rim no hospital Dom Pedro de Alcântara

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na manhã desta segunda-feira (07/02/2011), o deputado estadual Zé Neto (PT) participou de uma reunião no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana, para discutir os itens necessários à adequação do Hospital para a cirurgia de transplante de rim. O parlamentar se reuniu com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do HDPA, Outran Borges, a diretora geral do Hospital, Sandra Peggy, e com o médico cirurgião Eraldo Salustiano de Moura.

Essa reunião é resultado do esforço do Estado para que a unidade de saúde se adeque as condições exigidas pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplante e o próximo passo será discutir com os nefrologistas da cidade de Feira de Santana o resultado das avaliações, para que o Hospital tenha condições absolutas de realizar a cirurgia. O Hospital Dom Pedro já realizou anteriormente três transplantes de rim com o Dr. Edson Pasqualin e o objetivo agora é retomar as atividades na unidade, com excelência e qualidade para os pacientes.

O encontro desta segunda-feira reforçou a reunião que aconteceu na última quinta-feira (03/02), na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, cujo tema foi a melhoria e a ampliação dos serviços em saúde prestados a população através do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

O Coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Salustiano de Moura, esteve presente na reunião. Segundo ele “estamos tendo um diálogo diferente do que acontecia anteriormente, o que certamente gerará melhorias para o Dom Pedro. Temos sorte de ter Solla como secretário, pois ele é consciente da importância do nosso trabalho para a população”.

Para o deputado Zé Neto, a saúde é uma questão prioritária dentro da política de interiorização. “No passado o Dom Pedro sempre foi um hospital com atendimento de alta complexidade e precisamos não só retomar essa referência, como ampliá-la, pois esse resgate reconduz a unidade hospitalar a uma posição que vai, com certeza, ajudar a diminuir as demandas do Hospital Geral Clériston Andrade, no atendimento especializado e, consequentemente, melhorar o atendimento de saúde no município e na região. Montamos um cronograma para tratar do credenciamento de cardiologia, nas demandas para referentes a radioterapia (para o tratamento do câncer) e no transplante de rins. A ordem é trabalhar e, junto com o município, acreditamos que as coisas tendem a acontecer com mais rapidez. Esse diálogo também está sendo feito com o secretário de saúde do município, Getúlio Barbosa” finalizou o deputado.

O parlamentar ainda aproveitou para visitar as dependências do Hospital e as obras de ampliação que estão sendo feitas na unidade para que as atividades possam ser iniciadas. Na quinta-feira (10/02) está agendada outra reunião com a coordenação da unidade de saúde para que os encaminhamentos sejam dados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111093 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]