Educação realiza atendimento de matrícula em tempo recorde em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

A comunidade da Fazenda Bom Viver, no distrito de Humildes, ganha uma moderna praça para o lazer, a praça Carlos Cândido do Rosário, em homenagem a antigo morador do local.
A comunidade da Fazenda Bom Viver, no distrito de Humildes, ganha uma moderna praça para o lazer, a praça Carlos Cândido do Rosário, em homenagem a antigo morador do local.
A comunidade da Fazenda Bom Viver, no distrito de Humildes, ganha uma moderna praça para o lazer, a praça Carlos Cândido do Rosário, em homenagem a antigo morador do local.
A comunidade da Fazenda Bom Viver, no distrito de Humildes, ganha uma moderna praça para o lazer, a praça Carlos Cândido do Rosário, em homenagem a antigo morador do local.

Tempo recorde no atendimento ao público

As escolas da rede pública municipal em Feira de Santana realizam as matrículas dos alunos até esta sexta-feira (04/02/2011). O atendimento ao público está sendo realizado em tempo recorde, sem filas, em função da informatização total do sistema através do site Fácil (www.matriculafácil2011), implantado este ano pelo Governo Municipal.
Através do programa informatizado, a confirmação da matrícula dos alunos da casa chega a ser realizada em média em dois minutos, enquanto a matrícula dos alunos novos na rede é realizada dentro de cinco minutos.
“É rápido, fácil e seguro. Acabei de confirmar tudo que ouvi falar sobre as facilidades da matrícula este ano, matriculando meu filho”, afirmou a dona-de-casa Jocélia Azevedo de Andrade.
Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, a demanda de alunos já está diminuindo à medida que o prazo para matrículas se expira. “O movimento está menor porque a maioria dos alunos já foi matriculada”, revela a digitadora Aline Rodrigues.
A diretora da escola, Adriana Pereira, informa que no ciclo fundamental já não existe mais vaga para alunos. “Temos vagas somente para a sexta e sétima séries nesta escola. Mas também estamos realizando matrícula para outras cerca de 10 escolas através do sistema informatizado”, ressaltou.
Bom Viver ganha praça moderna 
 
Distrito de Humildes recebe novos benefícios 
A comunidade da Fazenda Bom Viver, no distrito de Humildes, ganha uma moderna praça para o lazer, a praça Carlos Cândido do Rosário, em homenagem a antigo morador do local. O equipamento será inaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na noite desta quinta-feira (03/02) e, além de estrutura física, também vai dispor de sinal gratuito de internet banda larga através do programa Feira Cidade Digital.
Construída em local onde antes só havia terra batida, a praça oferece diversão para pessoas de todas as idades. No espaço foram construídos dois quiosques onde funcionarão lanchonetes e instaladas torres de iluminação para proporcionar conforto e segurança aos usuários do espaço à noite.
O piso é misto, com bloquetes sextavados e piso de alta resistência. Também foram colocados meios-fios e construídos canteiros para jardins. Em toda a praça, bancos em concreto armado, além de cestos de lixo espalhados por pontos estratégicos.
Para a garotada, a instalação de um parquinho infantil já está fazendo a alegria no local. Nesta quarta-feira (02/02), enquanto técnicos concluíam a instalação dos equipamentos, as crianças observavam atentas, à espera da oportunidade para iniciar a brincadeira. “Ficou muito bom. Agora a gente tem diversão”, afirmou o garoto Wellington Rosário Santos.
 Anistia com desconto de 80 por cento
 
Pagamento do débito pode ser feito no Ceaf 
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria da Fazenda, manteve a anistia sobre o Fisco Municipal neste mês de fevereiro. Agora os contribuintes podem quitar seus débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) com desconto de 80%.
Para parcelas em até seis vezes, o contribuinte tem o desconto de 60%, entre sete e 12 parcelas há anistia de 50%, e no caso de parcelas em até 24 vezes é oferecido desconto de até 24 vezes. O desconto está sendo disponibilizado desde o mês de dezembro, quando o Governo Municipal ofereceu 100% de anistia sobre os juros e multas.
“Nossa análise é muito positiva. Pela primeira vez a gente deu a oportunidade de as pessoas se programarem para efetuar seu pagamento”, declara o secretário da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves.
Os interessados em efetuar o pagamento podem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf) na rua Barão de Cotegipe, 764, das 7 às 13 horas ininterruptamente. A campanha prossegue até o mês de março, com redução gradativa do incentivo a cada mês.
Saúde atenta aos escorpiões
 
Biólogos da Viep realizam vistorias 
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está atenta sobre a presença de escorpiões no município. A equipe de biólogos do órgão está disponível à população para realizar vistorias nos locais onde há suspeita da presença do animal.
“É fundamental, a princípio, que a população esteja atenta tanto com sua residência como os possíveis terrenos baldios próximos as suas casas”, destaca o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa.
Segundo a coordenadora da Viep, Janice Estrela, alguns fatores favorecem o aparecimento do animal. “É comum que os escorpiões apareçam em locais onde há o acumulo de entulho e lixo, como nos terrenos baldios. O fato das pessoas desmatarem o habitat natural do escorpião também favorece para que eles surjam no perímetro urbano”, salienta.
A prevenção contra os escorpiões consiste basicamente que a população mantenha sua residência e o entorno da mesma sempre limpos. Em Feira de Santana o escorpião mais comum é o do tipo amarelo. No ano de 2010, a Viep registrou 168 casos de acidentes com o animal.
As pessoas que forem picadas pelo escorpião devem ser levadas imediatamente para Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), unidade de saúde que possui o soro que combate a ação do veneno do animal. Para acionar os biólogos da Viep, a população pode ligar para o telefone 3614-3613, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.
Matrículas do Cicaf começam dia 7
 
Primeiro trimestre com 600 vagas em três cursos 
As inscrições dos três cursos oferecidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) serão realizadas entre os dias 7 e 8 de fevereiro para a população da rede; e no dia 9 para a comunidade feirense. São inclusos na rede as pessoas beneficiadas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselhos Tutelares I e II, programa “Rua Tô Fora” e servidores municipais.
Neste primeiro trimestre serão oferecidas 600 vagas em três cursos. Um deles é o Básico Integrado (Adolescente), com 240 vagas para jovens entre 14 e 18 anos. Este curso vai oferecer noções sobre o atendimento ao público, relações interpessoais e informática para as quatro turmas.
A população feirense também pode se inscrever para o curso de Inglês, com 240 vagas nas quatro turmas, e de recepcionista e telefonista, com 120 vagas nas duas turmas. A aula inaugural vai acontecer no dia 14 de fevereiro e os certificados serão entregues no dia 20 de maio.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, observa que há vagas de emprego no mercado de trabalho, mas muitas não são preenchidas por falta de capacitação técnica. “Por isso, vamos dar prosseguimento à capacitação para os adolescentes e seus familiares”, afirma.
Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, a maioria dos estudantes do Cicaf começa a trabalhar assim que conclui o curso. “Nossa finalidade é capacitar os alunos para que eles consigam boas oportunidades no mercado de trabalho”, frisa Ana Maria.
As inscrições serão feitas das 7 às 13 horas, na sede do Cicaf, situada na rua Manoel Matias, s/n, bairro Tanque da Nação. Mais informações pelo telefone (75) 3614 8875. No ano passado, mais de 1.000 pessoas foram capacitadas no Cicaf.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109931 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]