Dilma Rousseff e Jaques Wagner participam do 12º Fórum de Governadores do Nordeste

Foto oficial do XII Fórum dos Governadores do Nordeste.
Foto oficial do XII Fórum dos Governadores do Nordeste.
Foto oficial do XII Fórum dos Governadores do Nordeste.
Foto oficial do XII Fórum dos Governadores do Nordeste.

A presidenta Dilma Rousseff fez a abertura, na tarde desta segunda-feira (21/02/2014), do 12º Fórum de Governadores do Nordeste. Durante o evento, que acontece no Centro de Convenções do Hotel e Resort Dioro, na ilha de Santa Luzia, em Barra dos Coqueiros, Sergipe, os governadores discutem com a presidenta uma agenda comum para a região.

Entre os temas que mais preocupam os gestores estão a discussão sobre dívida dos estados nordestinos, o contingenciamento orçamentário da União e a criação de uma contribuição para financiamento da saúde.

Dilma garantiu que, mesmo com o bloqueio das contas orçamentárias de R$ 50 bilhões, o Governo Federal dará continuidade aos investimentos no Nordeste direcionados à área social e à Copa 2014. “Manteremos integralmente os investimentos, porque o Nordeste precisa continuar crescendo. Os cortes foram necessários para garantir os investimentos em vários setores”, afirmou a presidenta.

Entre os investimentos assegurados estão o PAC de Mobilidade Urbana, o Minha Casa, Minha Vida e obras de infraestrutura, como construção de ferrovias, portos e rodovias. A presidenta afirmou também que uma das prioridades para a região nordestina é a redução das desigualdades sociais e a erradicação da miséria.

“Aqui vamos buscar sinergia e organizar demandas do Nordeste. Este é o momento de buscarmos uma pauta comum. Uma das necessidades da região é o financiamento na área da saúde, porque a população necessita de mais melhorias no atendimento. Outra coisa importante é a rediscussão da dívida dos estados, visando novos indicadores para a correção desta dívida”, disse o governador Jaques Wagner.

O evento tem como principais temas “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, sendo esta uma oportunidade para a presidenta expor seus planos de continuidade do desenvolvimento para a região; e “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”, que será apresentado pelos governos de Sergipe e do Ceará. No final do encontro, os governadores elaboram uma proposta de agenda comum.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108066 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]