Desacato a servidor gera prisão de agressora a funcionários da unidade de saúde. Leia esta e outras notícias da PMFS

A população de Feira de Santana passa a contar com serviços mais modernos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine.
A população de Feira de Santana passa a contar com serviços mais modernos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine.
A população de Feira de Santana passa a contar com serviços mais modernos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine.
A população de Feira de Santana passa a contar com serviços mais modernos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine.

Condução feita pela Guarda Municipal 

A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana deteve e conduziu à Delegacia de Proteção à Mulher (Deam) a agressora Maria Paula C. S., acusada de agredir física e verbalmente funcionários e pacientes da unidade de saúde da sede do distrito de Maria Quitéria. A acusada foi detida por desacato a servidor público no exercício da função.
A condução da acusada foi realizada pela Viatura 001 do Grupamento de Rondas e Policiamento Especializado (GRPE), sob o comando do sub-comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícios Alves dos Santos. Na delegacia, foi registrado boletim de ocorrência policial de número 689/2011.
Maria Paula é acusada de agredir verbalmente as técnicas de enfermagem e enfermeira da unidade de saúde, além de ter agredido fisicamente a paciente de iniciais C. M. S. A.
A confusão foi gerada porque a acusada desejava prioridade no atendimento, desrespeitando inclusive os idosos e outras pessoas que também aguardavam atendimento. “O relato das testemunhas dão conta de que ela é acostumada a promover desordens nas unidades de saúde para obter o privilégio de atendimento antes dos que já estavam no local”, ressalta o sub-comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícios Alves dos Santos.
Conselho discute dengue e saúde do trabalhador
 
Ações e nova presidência do Conselho de Saúde 
Membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), ligado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), discutiram sobre ações da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ambos da SMS. O encontro foi realizado na noite da quarta-feira (09/02/2011), no auditório da própria Secretaria.
O Plano de Contingência Contra a Dengue, elaborado pela Viep, foi apresentado pela técnica referência em dengue do órgão, Erenildes Marques. As ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) foram apresentadas pela advogada Scheila Araújo de Jesus.
Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, assumiu a presidência do CMS. O Conselho é formado por integrantes da administração pública municipal e estadual, prestadores de serviços conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por representantes de entidades dos profissionais de saúde e dos usuários.
Entre as atribuições do CMS estão a de formular e controlar a execução das políticas de saúde, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros, além de propor estratégias para aplicação dos recursos. O órgão é regido pela Resolução nº 333/2003, do Ministério da Saúde.
CMDI reinaugurado nesta quinta-feira
 
Unidade dispõe de infra-estrutura mais moderna 
A população de Feira de Santana passa a contar com serviços mais modernos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine nesta quinta-feira (10/02/2011). A unidade será reentregue às 17 horas, após reforma e ampliação.
Além de uma infra-estrutura mais moderna, o CMDI passa a contar com o programa Saúde Digital, que visa agilizar o atendimento aos pacientes e agendar os exames na própria unidade. “Vamos ter condições de oferecer um melhor atendimento em termos de acomodação”, garante a diretora administrativa, Ivanilda Euzébio.
Segundo o diretor da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, a instalação do programa Saúde Digital no CMDI já foi concluída. “Estamos terminando a implantação da nova fachada com as cores do novo padrão (verde, vermelha e branca) e a colocação de um toldo para melhor acomodar os pacientes quando eles forem pegar os exames”, informa.
Para a estudante Antônia Santos, a instalação do Saúde Digital vai beneficiar os pacientes. “Com esse sistema, o atendimento vai ser mais rápido e isso nos ajuda muito”, declara.
Enquanto passou por reforma, o CMDI recebeu nova pintura nas áreas interna e externa, forro de PVC em todas as salas que não possuem laje, troca de pisos e recuperação de redes elétrica e hidráulica. A unidade também recebeu novos equipamentos, como cadeiras e mesas, e terá ambiente climatizado em algumas salas. A reforma foi realizada com recursos próprios do município.
Atualmente o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine oferece serviços de ultra-sonografia, eletrocardiograma, mamografia, raios-X, densitometria óssea e punção mamária. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 6 às 19 horas, ininterruptamente.
Aprovado recapeamento asfáltico de avenida 
 
Trecho entre Terminal Rodoviário e praça Jackson do Amaury 
As obras de recapeamento asfáltico realizadas entre o Terminal Rodoviário e a praça Jackson do Amaury estão sendo aprovadas pelos comerciantes estabelecidos no local. Eles consideram que o serviço de recuperação desafogou o trânsito e eliminou a poeira e os diversos buracos existentes no trecho da avenida.
O vendedor Jhoy Araújo Silva diz que a obra melhorou muito para os comerciantes. “Este trecho estava precisando de recuperação há muito tempo, pois tinha muitos buracos em toda a avenida, o que dificultava o acesso dos clientes à loja”, conta.
O comerciante Adilson do Espírito Santo lembra das dificuldades antes existentes. “Ficou muito bom, pois tínhamos muita dificuldade para trafegar de carro. Havia muito buraco e isso nos atrapalhava. Agora está tudo plano” comenta.
Eliane Silva Lima, que também trabalha no trecho onde os serviços estão sendo realizados, informa que os buracos ficavam com água empoçada, o que prejudicava seu comércio. “Gostei muito do resultado. Ficou bom, mas ainda precisam ser realizadas algumas melhorias”, sugere.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, diz que o trecho apresentava muitas ondulações que desencadearam uma série de transtornos para transeuntes e comerciantes do local. “O período chuvoso deixou o asfalto das avenidas da cidade totalmente esburacado. Estamos trabalhando para oferecer boas condições de tráfego em todos os trechos”, explica.
As obras de recapeamento consumiram cerca de 400 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e as melhorias foram realizadas através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Embasa. O serviço de recuperação foi finalizado nesta segunda-feira (07/02).
Procon fiscaliza escolas e livrarias
 
Ação para garantir direitos dos consumidores 
Escolas da rede particular de ensino e livrarias de Feira de Santana serão fiscalizadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) nesta quinta-feira (10/02). O órgão irá avaliar itens e valores que constam nas listas de material escolar e reajustes de mensalidades, para verificar se os direitos dos consumidores estão sendo atendidos.
“Em início de ano letivo, o Procon sempre está atento a essas questões para passar as informações necessárias aos consumidores e evitar que eles sejam lesados”, destaca o coordenador do Procon, Rafael Pinto Cordeiro.
O coordenador ressalta que itens de uso comum e coletivo como cartuchos de impressora e papel higiênico não podem ser exigidos pelas escolas na lista de material escolar. “É obrigação da própria escola fornecer esse material para o desempenho das suas funções habituais”, afirma.
Ao constatar alguma irregularidade no estabelecimento, o Procon irá aplicar advertência. Caso haja reincidência é aplicada multa e, se a irregularidade persistir, o alvará de funcionamento do estabelecimento pode ser cassado.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Procon também vai fiscalizar o transporte escolar, com o foco principal na segurança oferecida aos estudantes. O trabalho será desenvolvido ainda esta semana.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120503 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.