Deputado Josias Gomes assume reivindicações da Câmara de Turismo Costa do Cacau

A duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, a construção da estrada Canavieiras-Belmonte, a construção do novo Aeroporto de Ilhéus, o reconhecimento da Câmara Setorial de Turismo Costa do Cacau como de utilidade pública, estas foram algumas das reivindicações assumidas nesta quarta-feira, 23/02/2011, pelo deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, junto aos governos Federal e do Estado da Bahia, durante a realização da Assembléia de Câmara de Turismo Costa do Cacau, na Ilha de Comandatuba, no município de Una, na Bahia. “Estamos definitivamente comprometidos com essas reivindicações, e tudo o que estiver ao nosso alcance nós faremos para que elas sejam concretizadas”, enfatizou Josias Gomes

A Câmara Setorial de Turismo Costa do Cacau abrange oito municípios, todos na parte Sul da Bahia. São eles: Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Itabuna, Pau Brasil. O órgão, segundo seus Estatutos, é instância de governança regional, e tem como objetivo “apoiar e estimular o desenvolvimento do turismo sustentável na Costa do Cacau, através da implementação de um espaço de representação e articulação dos atores sociais, para a discussão e gestão de estratégias com foco na cultura da cooperação”.

O evento desta quarta-feira, 23/02, segundo a empresária Mari Gândara, que preside a Câmara, e, ainda, a Associação Viva Canavieiras, conseguiu reunir secretários de Turismo das oito cidades que compõem o Pólo Costa do Cacau. “Foi muito importante, certamente, a presença do deputado Josias Gomes, uma vez que tivemos oportunidade de apresentar nossas demandas”. De acordo com informações da dirigente do turismo baiano, também estiveram na Ilha de Comandatuba dirigentes da Secretaria de Turismo da Bahia, do DerBA, da Infraero, da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), formando uma plenária em torno dos 60 participantes. “Foi um sucesso”, resumiu Gândara.

Sobre o evento, o vice-presidente da Câmara, Ronaldo Santana, pensa de forma semelhante a Mari Gândara: “foi importantíssimo”. Segundo ele, além dos oito municípios que já fazem parte da Câmara, quatro outros reivindicam ingresso: Ipiaú, Barro Preto, Camacan e Ibirataia. Também, para Santana, a presença do deputado Josias Gomes foi considerada “relevante”. Conforme disse, “nós conhecemos Josias de longa data, e sua vontade de fazer pela Bahia, por nossa região, e, tanto assim, que já se propôs a ser nosso parceiro, viabilizando algumas reivindicações”. O dirigente se referia à lista de propostas entregues ao deputado Josias Gomes, já explicitadas nesta matéria. Especificamente sobre a proposta de construção da estrada Canavieiras-Belmonte, Ronaldo Santana enfatizou que, se viabilizada a proposta, haverá a ligação efetiva entre a Costa do Cacau e a Costa do Descobrimento.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]