Curso em Irecê destaca importância econômica e nutricional do umbu

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Agricultores familiares do território de Irecê devem ficar atentos e aproveitarem a oportunidade de participar dos cursos sobre o aproveitamento do umbu, realizados pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Os cursos estão sendo ministrados pelo técnico Arnou Dourado, chefe de campo do Centrefértil, nas próprias comunidades, até o mês de março. Esta semana acontecem cursos em América Dourada, quarta, (23/02/2011), em Batata, quinta, (24/02), no município de América Dourada, e em Eureka, sexta, (25/02), no município de São Gabriel.

Segundo o instrutor, o conteúdo do curso orienta os agricultores familiares sobre a importância econômica e nutricional do umbu, o cultivo da planta, a produção e o armazenamento da polpa em temperatura ambiente, e, em aulas práticas, ensina as principais receitas feitas à base do fruto, todas registradas em material didático distribuído aos participantes. “Além de compor a alimentação da família, o umbu, transformado em produtos manufaturados, como geleia, doce de corte, cocada e polpa, pode contribuir com a renda familiar”, explica Dourado.

Mais cursos 

A programação continua intensa, e esta semana ainda acontece curso de umbu no povoado de Cocão, município de Irecê, nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira). Durante o evento, que será ministrado pelas técnicas da EBDA, Marta Maria dos Santos e Maria José Oliveira, os agricultores familiares poderão aprender sobre o preparo da polpa do umbu, a esterilização e higienização das frutas.

Mais informações sobre agendamento e participação nos eventos podem ser conseguidas no Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), ou através do telefone (74) 3641-3713 ou (74) 3641-3804.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.